Resenhas

[Resenha] Armadilhas da Mente, Augusto Cury

Olá Leitores!

Na resenha de hoje vou contar para vocês minha primeira experiencia de leitura com o autor Augusto Cury. O livro escolhido foi “Armadilhas da Mente, que li por indicação da minha mãe e da minha prima.


Sinopse

IMG_2013.JPGCamille é mulher bela, rica e brilhante, capaz de deixar as pessoas impressionadas com sua habilidade de debater e argumentar. Mas seus diplomas e seu intelecto não foram suficientes para evitar que se tornasse vítima de suas próprias emoções. 

Casada com o banqueiro Marco Túlio, Camille sempre foi fechada em seu próprio mundo.Crítica, obsessiva, pessimista, não gostava de ser confrontada e não se curvava diante de ninguém, nem de psiquiatras ou psicólogos. Não concluía nenhum tratamento. 

Vendo a depressão, as manias e as fobias de sua esposa se agravarem, Marco Túlio resolve comprar uma linda fazenda para que ela possa se afastar do estresse da cidade, respirar ar puro, se reconectar com a natureza e, quem sabe, com ela mesma. 

Mesmo assim, transtornos mentais a impedem de sair de casa e pesadelos constantes não a deixam dormir. Enclausurada em sua própria mente, Camille piora a olhos vistos. 
A reviravolta, porém, muitas vezes começa onde menos se espera. Quando conhece o excêntrico jardineiro da fazenda, Camille se surpreende com sua inteligência e, ao interagir com ele, a alegria volta pouco a pouco ao seu coração. 

Em seguida entra na sua vida o sábio e instigante psiquiatra Marco Polo, que a estimula a superar os conflitos e procurar um personagem que deixara pelo caminho: ela mesma. Camille terá que aprender a se perdoar e a compreender pessoas “imperdoáveis”. 

Profundo e emocionante, Armadilhas da mente é uma aula de filosofia e psicologia, que mostra que os labirintos da psique humana são bem mais complexos do que qualquer um de nós é capaz de imaginar.


Como eu disse anteriormente, esse foi o meu primeiro contato com o autor que há tanto tempo queria conhecer. Sempre ouvi muitos elogios em relação às obras de Augusto Cury e, quando surgiu a oportunidade, fui com a mente aberta ler “Armadilhas da Mente”. Não sou fã de livros do gênero autoajuda, mas me identifiquei muito com a escrita do autor e com a personagem Camille.

Percebi durante a leitura que todo ser humano tem problemas e não conhece uma ínfima parte da mente. A personagem sofre de diversas doenças que afetam grande parte da população mundial: depressão, síndrome do pânico, TOC, ansiedade e outros. O livro me fez enxergar de forma mais clara as pessoas que sofrem de trais transtornos e, aliando o conhecimento médico com a filosofia, Augusto Cury faz o leitor compreender e sensibilizar-se com a realidade de muitas pessoas.

“Não há mentes impenetráveis, apenas chaves erradas.”

Se você sofre de algum transtorno (ou não) recomendo a leitura do livro, pois ele me fez abrir minha mente para diversos assuntos, além de me encorajar a procurar ajuda. Sofro de fobia extrema com baratas e agora consigo ver como isso é apenas “uma armadilha criada pela minha mente” que é passível de cura. Morria de medo só de pensar em terapia de exposição (quando te colocam de frente com o medo, para você conseguir superá-lo), mas agora já estou aceitando a ideia de que há outras maneiras de tratar esse medo.

O que tenho a concluir sobre a leitura é que, apesar de não ser meu gênero favorito, admiro a escrita do autor e a história contada me agradou e me fez refletir sobre diversos assuntos. Não é um livro que eu compraria pela sinopse na livraria, mas com certeza foi uma ótima experiência. Espero em breve ler mais livros do autor e me aprofundar nesse estilo literário.

Por hoje é só!


download (1)O Autor

Psiquiatra, cientista, escritor e fundador da Academia de Inteligência, um instituto que promove o treinamento de psicólogos, educadores e profissionais de recursos humanos. É autor da Inteligência Multifocal, Treinando a Emoção para Ser Feliz, A Pior Prisão do Mundo e dos livros da coleção Análise da Inteligência de Cristo. Você é Insubstituível, Revolucione sua Qualidade de Vida, Pais Brilhantes e Professores Fascinantes e outros.


FICHA TÉCNICA

Título: Armadilhas da Mente

Autor: Augusto Cury

ISBN:  8580411610

Editora: Arqueiro

Ano: 2013

Número de páginas: 256

Área principal: Romance, Ficção, Autoajuda.

Classificação: 5 estrelas

Não se esqueçam de nos seguir nas redes sociais!

Facebook | Instagram

post-por-jessica-01

 

11 comentários em “[Resenha] Armadilhas da Mente, Augusto Cury

  1. Olá
    Quem gosta de ser confrontado não é?
    Gosto e admiro demais este autor, este tema é o meu preferido pois minha carreira paralela a de blogueira( meu blog no momento esta migrando ) refere -se a especificamente esta área,(trabalho com deficientes mentais) então leio tudo sobre isso.
    Esta resenha me chamou muito a atenção e vou procurar para comprar.
    Achei seu blog muito interessante e vou continuar passando aqui para ler mais.
    Desejo uma excelente Páscoa!
    Sucesso e sorte pra você;
    bjão Gessica
    http://www.maisqueumaviajante.com.br

    Curtir

  2. Nossa que bom que gostou. Fico feliz quando as pessoas gostam de suas leituras. Mas tenho que dizer que Augusto e seus livros não me chama a atenção em absoluto. Apesar de ter amigas que insistem para que eu leia para mim nunca dá certo. Porém. Parabéns pela leitura e resenha.

    Beijos.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oiii Jessica tudo bem?
    Menina eu fiquei apaixonada pela sua resenha, porque eu adoro Augusto Cury, com toda certeza eu gostaria de ter a oportunidade de ler essa obra linda.
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi Jessica, tudo bem! Ainda não li nada de Augusto Cury, acredito no potencial da sua escrita, ele costuma tocar as pessoas com suas palavras e sinto que ainda lerei vários livros desse autor. Lendo sua resenha senti que os temas abordados são os mais comuns nessa vida que vivemos hoje em dia. Pretendo adquirir em breve meu primeiro volume. Bjs e obrigada pela dica!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário