Resenhas

[Resenha] Ninfeias Negras, Michel Bussi

Na resenha de hoje vamos conversar sobre este livro maravilhoso que recebi em parceria com a Editora Arqueiro. Se você tiver que escolher apenas um livro policial para ler esse ano, escolha Ninfeias Negras!

3 (1)


Giverny é uma cidadezinha mundialmente conhecida, que atrai multidões de turistas todos os anos. Afinal, Claude Monet, um dos maiores nomes do Impressionismo, a imortalizou em seus quadros, com seus jardins, a ponte japonesa e as ninfeias no laguinho.
É nesse cenário que um respeitado médico é encontrado morto, e os investigadores encarregados do crime se veem enredados numa trama em que nada é o que parece à primeira vista. Como numa tela impressionista, as pinceladas da narrativa se confundem para, enfim, darem forma a uma história envolvente de morte e mistério em que cada personagem é um enigma à parte – principalmente as protagonistas.
Três mulheres intensas, ligadas pelo mistério. Uma menina prodígio de 11 anos que sonha ser uma grande pintora. A professora da única escola local, que deseja uma paixão verdadeira e vida nova, mas está presa num casamento sem amor. E, no centro de tudo, uma senhora idosa que observa o mundo do alto de sua janela.


O livro é uma mistura de romance policial e aula de arte impressionista. Eu não sou muito ligada à arte, mas descobri muitas coisas em relação à Claude Monet e sua história lendo Ninfeias Negras. O autor soube amarrar muito bem fatos reais com o imaginário do assassinato de um médico nos jardins do grande pintor.

Como dito antes, temos três protagonistas totalmente diferentes na história. A que mais me encantou foi Fanette, a menina de 10 anos. Ela sonhava em ser uma grande pintora, tal como Claude Monet e outros artistas impressionistas que ela admirava. Stéphanie Dupain, a professora, me parecia um tanto quanto misteriosa, mas ao mesmo tempo uma boa mulher, que nada tinha a ver com o caso do assassinato. Já a idosa, a qual não é revelado o nome, me dava raiva. Sabe aquelas velhas fofoqueiras que têm no seu bairro? Que sabem da vida de todo mundo e espionam tudo? É ela em pessoa! Ela sabia o tempo todo quem era o assassino, mas preferia ficar bisbilhotando os moradores da cidade e os investigadores ao invés de procurar a polícia.

“A primeira tinha mais de 80 anos e era viúva. Ou quase. A segunda tinha 36 e nunca havia traído o marido. Ainda. A terceira estava prestes a completar 11 anos e todos os meninos de sua escola queriam ser seu namorado. A primeira só usava preto, a segunda se maquiava para o amante, a terceira enfeitava os cabelos para que voassem ao vento (…) A primeira era má; a segunda, mentirosa;a terceira, egoísta.”

Também temos como personagens os investigadores do caso do assassinato. Todos se mostram extremamente determinados a descobrir o assassino, principalmente o Sylvio Bénavides que foi o policial que mais se empenhou na minha opinião. Já o inspetor Laurenç Sérénac me dava raiva algumas vezes pela sua teimosia.

Esse foi um daqueles livros que você vai juntando as peças, junto com os investigadores, mas não consegue imaginar quem é o assassino. Se você conseguir, juro que te dou um prêmio. A trama foi tão bem enredada para confundir o leitor que é praticamente impossível você descobrir antes da hora quem é o responsável pelo crime. Por isso, se você tiver que escolher apenas um livro para ler este ano, escola Ninfeias Negras.

No início tive um pouco de dificuldade com os nomes franceses e com a leitura em si. Não me senti muito empolgada com o livro, até quando as coisas começaram a ficar mais interessantes e depois eu não conseguia mais parar de ler. Ninfeias Negras com certeza vai para a lista de favoritos do ano!

Deixo a dica de leitura para quem procura um excelente romance policial com direito a um pouco de conhecimento de arte impressionista.

3 (2)


download.jpgO Autor

Michel Bussi já escreveu 11 livros, que foram traduzidos em 33 países. Ganhou 15 prêmios literários e foi finalista de outras 9 premiações, torando-se um dos mais prestigiados autores policiais franceses. Quando não está escrevendo, atua como professor de Geografia na Universidade de Rouen e como comentarista político. Dele, a Editora Arqueiro já publicou O Voo da Libélula. Ninfeias Negras teve os direitos vendidos para 14 países.


FICHA TÉCNICA

Título: Ninfeias Negras (Nymphéas Noirs)

Autor: Michel Bussi

ISBN: 9788580416329

Editora: Arqueiro

Ano: 2017

Número de páginas: 352

Área principal: Ficção, romance, romance policial

Classificação: 5 estrelas

post-por-jessica-01

14 comentários em “[Resenha] Ninfeias Negras, Michel Bussi

  1. Oieee, tudo bem? Esse livro não tinha despertado muito meu interesse, já até conhecia do catálogo da Arqueiro, mas não pensei que seria bom. Sua resenha veio para mudar isso hein? Já coloquei na lista para ler algo mais policial entre os livros que leio ♥ Obrigada pela dica e por ter me feito mudar de ideia!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá…
    Adorei sua resenha!
    Já faz muito tempo que tenho interesse em ler esse livro, ele apresenta vários elementos que me agradam em uma obra e o fato de ter um pouco de conhecimento de arte impressionista me fez querer ler ainda mais.
    Dica anotada!
    Bjo

    Curtido por 1 pessoa

  3. Ola
    Eu gosto do gênero e tenho curiosidade em fazer essa leitura. Ja tinha lido algumas resenhas a respeito dessa trama e a premissa me intriga por conta do desenvolvimento dos elementos apresentados. Imagino que deve ser bem instigante, ainda mais porque o leitor tenta juntar as peças inseridas no decorrer das cenas. Espero poder ler em breve.
    Beijos, F

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá
    Eu li essa é livro e tive o mesmo problema ao iniciar a leitura, mas logo fui me adaptando e amando de mais. A parte que mais gostei sem dúvidas foi o final, é de cair o queixo sem dúvidas alguma. A escrita do cara é bem envolvente e quero muito ler a sua outra obra. Até mais ver

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi
    fico feliz que a leitura tenha sido prazerosa apesar do começo difícil. Sou apaixonada por tramas que mesclam diversos universos principalmente as que trazem informações acerca da arte em geral, eu costumo ver muito isso nos livros do Sylvaim Reynard e amo as descobertas que esse tipo de narrativa proporcionam, espero ter a oportunidade de ler este e gostar tanto quanto você gostou.

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oie amore,

    Já vi algumas resenhas desse livro e fiquei bem curiosa pela leitura, e a sua não foi diferente pra ser bem sincera.
    Acho que assim como você eu também encontre dificuldade com os nomes, mas vou dar uma chance pra essa leitura assim que possível.

    Beijokas!!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oiii tudo bem??

    Estou louca para ler esse livro, ainda bem que são somente 3 personagens, andei pegando alguns que eram vários narradores, e juro que não sei como não pirei.
    Bom ter um narrador mais jovem, da uma aliviada na leitura, ainda mais sendo policial. Adoro artes e creio que o livro irá me encantar. Não vejo a hora de ler.
    Adorei a resenha.
    Bjus Rafa

    Curtido por 1 pessoa

  8. Não conhecia a obra, pelo menos não que eu me lembre rsrs Mas fiquei bem curiosa para ler. A obra mistura duas coisas que amo arte e trama policial. Não sei se já vi esse livro por aí, mas para não me esquecer irei anotá-lo na minha nada pequena lista de desejos. Agradeço pela dica e pela resenha que me fez ficar com vontade de ler essa obra. Bexitus livrescos!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oi oi querida,
    já li o livro e super entendo você em alguns pontos da leitura. Mas os nomes dos personagens foram o menor dos meus problemas, achei que o inicio foi bem devagar e até eu pegar um gancho que me envolvesse eu demorei um pouco. Amei a forma que você falou o seu ponto de vista sobre a história e não deu spoiler para os futuros leitores. Essa foi uma das minhas histórias favoritas e espero ler mais livros assim futuramente…

    Curtir

  10. Olá!
    É uma pena eu não ler livros policiais, na verdade, eu nunca tentei. Já lindibersas críticas maravilhosas sobre esse livro. Acho que talvez eu dê uma chance a esse, ainda mais se for tão bem enredada como você citou. Fico feliz que entrou para a sua lista de favoritos do ano, é tão bom ler algo assim ❤️ A sua resenha está maravilhosa e obrigada pela dica!
    Um beijo

    Curtido por 1 pessoa

  11. Hey!
    Adorei a resenha, tenho ouvido muito sobre a obra, gosto de livros policiais, costumam ser muito bons, sua resenha me cativou ainda mais para ler, fiquei bem curiosa, não vejo a hora de poder ler o livro.
    Bjos

    Curtir

Deixe um comentário

