Resenhas

[Resenha] Em Águas Sombrias, Paula Hawkins

Um dos meus gêneros literários favoritos são os thrillers psicológicos. Adorei o livro “A Garota no Trem” e quando recebi, um dia depois do lançamento mundial, o livro “Em Águas Sombrias” eu quase surtei. Agradeço ao Grupo Editorial Record pela MEGA surpresa de enviar o livro aos parceiros. ♥♥♥♥♥

Da mesma autora de A Garota no Trem, Em Águas Sombrias tem uma premissa incrível que mistura a obsessão de uma mulher por um rio e sua morte ocorrida nele.


Sinopse:

Nos dias que antecederam sua morte, Nel ligou para a irmã, mas Jules, como sempre não atendeu seu telefonema.

Agora Nel está morta. Dizem que ela se suicidou. E Jules foi obrigada a voltar ao único lugar do qual achou que havia escapado para sempre.

Mas Jules está com medo. Com um medo visceral. De seu passado há muito enterrado, da velha Casa do Moinho, da certeza de que Nel jamais teria se jogado para a morte. E, acima de tudo, ela está com medo do rio, e do trecho que todos chamam de “O Poço dos Afogamentos”…
Com a mesma escrita frenética e a mesma caracterização precisa dos instintos humanos que cativaram milhões de leitores ao redor do mundo em seu explosivo livro de estreia, “A Garota no Trem”, Paula Hawkins nos presenteia com uma leitura eletrizante, que supera todas as expectativas, sobre as histórias que contamos de nosso passado e sobre o poder que elas têm de destruir nosso presente.


“Beckford não é um lugar de suicídios. Beckford é um local para se livrar de mulheres encrenqueiras.”

Jules e Nel são irmãs que não se falam por causa de desavenças do passado. Quando Nel é encontrada morta no rio que atravessa a cidade de Beckford, Jules precisa voltar ao seu antigo lar, reviver e ver algumas pessoas do passado e cuidar da sobrinha problemática de 15 anos, Lena. Aos poucos vamos conhecendo os personagens da história – que são muitos – e vamos construindo relações entre eles e os demais moradores da cidade.

Toda a história gira em torno do Poço dos Afogamentos. Nel Abbott estava escrevendo um livro sobre as mulheres que morreram no rio da cidade. Muitos sentiam-se incomodados com as histórias que ela queria contar e por isso a desprezavam. Seu suicídio, sem motivo aparente e ocorrido no local que ela mais amava, intriga a polícia de Beckford.

”Há pessoas que são atraídas pela água. (…) Acho que sou uma delas. Eu me sinto mais viva quando estou perto da água, quando estou perto desta água. (…) Mas as aparências enganam, pois este é um lugar mortífero. A água, escura e opaca, oculta o que há por baixo: algas que te prendem, que te arrastam para o fundo, pedras pontiagudas que cortam a pele e a carne. Acima paira o penhasco de rocha de ardósia cinza: um desafio, uma provocação.”

Conhecemos também a história de Katie Whittaker, uma garota de 15 anos e melhor amiga de Lena, que teve o mesmo fim de Nel Abbott: encontrada morta no “poço dos afogamentos” dois meses antes da morte de Nel. Descobrimos a relação das duas e de várias outras mulheres, que também tiveram seu fim no rio ao longo dos séculos.

“Sério: como é que alguém consegue não confundir todos os cadáveres deste lugar? É igual ao Midsomer Murders, só que com acidentes, suicídios e afogamentos históricos e misóginos grotescos em vez de gente que escorrega na lama ou que senta o cacete na cabeça de outra pessoa.”

IMG_2793.jpg

O livro é dividido em breves capítulos narrados pelos personagens da história. Também temos a visão dos fatos de algumas mulheres que morreram no rio ao longo do tempo:  Libby, Katie, Anne e Lauren.

“Há quem diga que essas mulheres deixaram algo de si na água, outros, que a água retém parte do poder de cada uma, pois desde então tem atraído para suas margens as desventuradas, as desesperadas, as infelizes, as perdidas. Elas vêm aqui para nadar com suas irmãs.”

Já a relação de Jules e Nel é revelada aos poucos. Descobrimos através da narrativa de Júlia (Jules) os motivos pelos quais ela não falava mais com a irmã. Alguns capítulos voltam ao passado, durante a adolescência das duas na cidade e ficamos chocados com as revelações. Inicialmente fiquei com muita raiva de Nel, acreditando que ela era uma má pessoa, depois percebi que ela não era nada daquilo que Jules descreve ao leitor. Comecei a ter compaixão por Nel e muita pena da Jules, pelo que ela passou e o remorso que sente agora, por não poder mais se reconciliar com a irmã.

De uma forma geral posso dizer que amei o livro. Paula Hawkins, com sua forma inconfundível de conduzir o leitor, se superou mais uma vez. Achei o final de Em Águas Sombrias muito surpreendente, nada previsível como aconteceu nos capítulos finais de A Garota no Trem. O final me deixou pasma, pois em nenhum momento me passou pela cabeça que o livro acabaria de tal forma. Tudo se interligou, mas uma dúvida sobre um certo personagem, que tem um final misterioso, ficou na minha cabeça. Tal final é passível de dedução e acho que a autora fez de forma proposital, para deixar essa pergunta a ser respondida por cada um. Agora vou ficar martelando isso até o próximo século. (risos)

Por hoje é isso, espero que tenham gostado. Não se esqueçam de deixar um comentário e seguir o blog nas redes sociais.

Facebook | Instagram

Você também pode ler a resenha do livro A Garota no Trem, da mesma autora, aqui no blog.


A Autora

downloadPaula Hawkins trabalhou 15 anos como jornalista antes de se tornar escritora. Nascida e criada no Zimbábue, Paula se mudou para Londres em 1989, onde mora desde então. Seu primeiro suspense psicológico, A Garota no Trem, foi publicado em mais de 40 idiomas, alcançou o primeiro lugar nas listas de mais vendidos em todos os países que o publicaram e foi um sucesso estrondoso de bilheteria com o filme estrelado por Emily Blunt. Em Águas Sombrias é o segundo Thriller, e seus direitos de adaptação cinematográfica já foram adquiridos pela DreamWorks Pictures.


FICHA TÉCNICA

Título: Em Águas Sombrias (Into the Water)

Autor: Paula Hawkins

ISBN: 9788501109941

Editora: Record

Ano: 2017

Número de páginas: 362

Classificação: 5 estrelas

post-por-jessica-01

23 comentários em “[Resenha] Em Águas Sombrias, Paula Hawkins

  1. Ola
    Foi uma mega surpresa mesmo, eu amei a escrita da autora e fiquei bem ansiosa com essa leitura. Sem falar que achei a história muito boa, como esperado. A capa é linda demais!!! Suas impressões refletem bem as minhas próprias. Também amei este livro, sem dúvidas!
    Beijos, F

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá,
    Ainda não tive nenhum contato com a escrita da Paula, mas assisti A garota no trem e gostei bastante.
    Fico feliz que a editora tenha feito essa surpresa para os parceiros. Confesso que não sou grande fã do gênero, mas ultimamente tenho me interessado um pouco mais e tentado sair da zona de conforto.
    É animador saber que gostou tanto e que o final é surpreendente.

    LEITURA DESCONTROLADA

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oiiie! Estou super curiosa com a leitura! Acho que você foi a primeira pessoa que eu vi falando bem da história, mas como não me apego tanto aos comentários negativos e também amei a escrita de A garota no Trem, esse é um dos meus desejos mais desesperados! haha
    Adorei a resenha e as fotos!
    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi!
    Eu infelizmente não sou muito fã de thriller psicológico, por isso não li o primeiro livro da autora.
    Mas pela sua resenha deu pra perceber que o livro é muito bom e surpreendente, a autora pegou um enredo completamente inovador e conseguiu deixar a história misteriosa ao ponto de chocar o leitor ao final do livro.
    Se um dia eu tiver a oportunidade de fazer essa leitura, pode ter certeza que a farei com gosto 😉

    Curtido por 1 pessoa

  5. Oi, Jéssica!
    Recebi esse livro da editora também! Estou louca para fazer a leitura, mas ele não pode passar na frente das prioridades. Uma pena! Adorei “A Garota no Trem” e acho que vou amar esse. Fico feliz que o final tenha te agradado e acho que vou gostar também. ^^
    Beijão!
    Blog La Garota
    Blog As Meninas Que Leem Livros

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi. 🙂
    Não curto nenhum pouco esse gênero, meio que fujo dele pq a leitura nunca flui. Sempre abandono qndo tento ler rs.
    Vi que vc adorou, cinco estrelas num livro é pq realmente é um espetáculo.
    Pra quem gosta é um prato cheio, mas não atiça a minha curiosidade.
    Parabéns pela resenha.
    Obrigada pela visita no Blog As Meninas Que Leem Livros.
    Bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  7. Oi.

    Estava torcendo para receber este livro da Record, mas infelizmente, não chegou para mim, kkkkk. Ainda não pude ler A garota no trem, mas tenho muita vontade de lê-lo. Agora estou louca para ler esses dois livros da autora. Tentarei ler ops dois ainda este ano. Tomara que eu consiga, estou bem ansiosa.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Oi, tudo bem?
    Eu confesso que não costumo ler thrillers psicológicos, mas alguns livros chamam a minha atenção e esse é um deles, tanto que até o tenho em casa, mas ainda não tive oportunidade para ler. No entanto, eu não sabia nada dessa história ainda, por essa razão gostei muito da sua resenha e estou mais animada para fazer a leitura agora, pois acredito que também irei amar o livro.

    Beijos :*

    Curtido por 2 pessoas

  9. Oie! Tudo bem?

    Ainda não li nada da autora, mas não posso negar que amei a proposta desse livro com a capa dele também, e já li algumas resenhas positivas sobre ele, mas esperarei um pouco mais para realizar a leitura da obra, esperar sair mais resenhas e opiniões sobre!

    BJss

    Curtido por 1 pessoa

  10. Oi, tudo bem?
    Adorei a proposta do livro. Adoro histórias de suspense e já ouvi muitos elogios à escrita da autora devido à obra A garota no trem, que ainda não tirei da minha wishlist. Fico muito feliz em saber que a autora manteve a qualidade nesse novo lançamento e que o final é bastante surpreendente e os fatos vão se interligando. Espero conseguir ler os dois livros dela em breve, pois o gênero é um dos meus preferidos.

    Beijos! ♥

    Curtido por 2 pessoas

  11. Oi! É uma trama bastante instigante, e como adoro este estilo de livro com certeza vou anotar a dica 🙂
    Confesso que o final surpreendente me deixou mega curiosa e a descrição do modo como as águas do rio vão “enfeitiçando” as pessoas me deixou agoniada, mas com aquela sensação de querer ler mais hehe.
    Outra coisa que gostei é o fato da personagem parecer de uma forma e depois é revelado que ela é totalmente diferente.

    Curtido por 2 pessoas

  12. Eu também recebi esse livro!!
    Ainda não pude ler, infelizmente… Não li “A garota no trem”, mas vi muita gente reclamando sobre o final ser previsível mesmo, bom saber que você não teve a mesma sensação. Espero ser surpreendida também 😀

    ourbravenewblog.weebly.com

    Curtido por 1 pessoa

  13. Oiee ^^
    Eu li “A garota no trem” e adorei, achei muito bem escrito e desenvolvido, então, quando vi que a editora ia lançar outro livro da autora, fiquei mega curiosa. Saber que você gostou tanto de “Em águas sombrias” me deixou ainda mais animada para ler, mas eu estou um pouco receosa em relação às narrações, pois vi algumas pessoas dizendo que se confundiram com os narradores *-*
    MilkMilks ♥

    Curtido por 1 pessoa

  14. Está autora tem entrado cada vez mais em minha lista de autores novos.trnho curtido muito a escrita dela
    E o amadurecimento que ela tem demonstrado
    .este livro realmente é maravilhoso curti demais a capa.acbei surpresa a ver com a história
    Só o final que não me ganhou assim como ocorreu com a garota do trem.ke parece que falta algo
    Nada que atrapalhe a leitura ou o prazer de ler este livro.mas poderia ser menos previsível

    Curtido por 2 pessoas

  15. Olá!
    Eu ainda não li nada da autora, mas de alguma forma esse livro me chamou muito mais a atenção do que Garota no Trem, então acredito que começaria a conhecer a escrita da aurora com ele. Super legal da editora de enviar o exemplar para os parceiros tão rápido assim.
    Beijos.

    Curtido por 2 pessoas

  16. Oi!
    Eu não sou fã thrillers psicológicos, até tentei ler A Garota do Trem e não gostei. Sempre acabo me perdendo ou deixado alguma coisa passar. Mas esse livro da autora é um dos que está na minha lista. Gostei da premissa e recebi vários comentários positivos, então espero ler esse ano.
    Amei sua resenha e os trechos que vocês destacou do livro.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

