Resenhas

[Resenha] Retalhos, Craig Thompson

Oi gente!

Eu e a Jéssica estamos pensando em algumas mudanças aqui pro blog! A primeira delas que estamos colocando em prática é fazer dois posts na semana, ao invés de um! Então fiquem ligados: além de domingo, agora quarta-feira também é dia de Relicário! ❤

Vamos ao que interessa. Na resenha de hoje vou contar pra vocês um pouco da minha primeira experiência lendo graphic novels, mais especificamente a minha experiência lendo “Retalhos”! Pra quem, assim como eu, fica um pouco perdido com o termo “graphic novel”, ele significa, basicamente, um romance ilustrado.

18236429_1499790533385516_1613643679_o

Uma das graphic novels mais premiadas dos últimos tempos, Retalhos é um relato autobiográfico da vida no meio-oeste americano. Thompson retrata sua própria história, da infância até o início da vida adulta, numa cidadezinha de , no centro dos Estados Unidos, que parece estar sempre coberta pela neve. Seu crescimento é marcado pelo temor a Deus – transmitido por sua família, seu colégio, seu pastor e as trágicas passagens bíblicas que lê -, que se interpõe contra seus desejos, como o de se expressar pelo desenho.

Ao mesmo tempo Thompson descreve a relação com o irmão mais novo, com quem ele dividiu a cama durante toda a infância. Conforme amadurecem, os irmãos se distanciam, episódio narrado com rara sensibilidade pelo autor.

Com a adolescência, seus desejos se expandem e acabam tomando forma em Raina – uma garota vivaz, de alma poética e impulsiva, quase o oposto total de Thompson – com quem começa a relação que mudará a visão que ele tem da família, do futuro, de Deus, e, enfim, do próprio amor. Retalhos traz as dores e as paixões dos melhores romances de formação – mas dentro de uma linguagem gráfica própria e extremamente original.

Quando esse livro chegou aqui em casa eu me assustei com as suas 592 paginas e pensei: nossa vou demorar horrores pra ler! Mas na verdade não, por ser ilustrado a leitura é rápida e bem dinâmica – li em pouquíssimas horas!

 “Quando você está perdido ou procurando alguém que se perdeu, as multidões se tornam ondas ameaçadoras, a demolir todo o seu esforço.”

Falando um pouquinho das ilustrações, elas são lindas e muito rica em detalhes, nos transportam para a historia e, de alguma forma, tornam os sentimentos dos personagens nossos sentimentos.

18318296_1499790670052169_1294758415_o

É um livro que aborda muito a questão da fé, da religião! Tem muitas passagens bíblicas e me levou a refletir bastante sobre esse assunto, o que o autor descreveu coincide bastante com aquilo que eu penso.

“Eu gosto dos ‘ou’s. A dúvida me tranquiliza.”

A história é de uma sensibilidade incrível, mas ainda assim consegue abordar – com muita força – temas de extrema importância: preconceito, pedofilia, machismo e fanatismo religioso.  O que mais me encantou é que o livro mostrou que a vida pode ser dura e difícil mas nem por isso deixa de ter momentos lindos.  É um livro sincero, sobre autoconhecimento, sobre o processo de crescer.  É um livro simples. Leiam, sintam, deixem que esse história toque o coração de vocês como tocou o meu!!

Beijos!


O AUTOR:

Foto -Craig Matthew Thompson

Nasceu em Traverse City, Michigan, em 1975 e foi criado na zona rural de uma pequena cidade de Wisconsin. Após trabalhar no departamento de design de uma das maiores editoras de quadrinhos dos Estados Unidos, a Dark Horse, ele começou sua carreira de quadrinista e lançou seu primeiro álbum, Good-Bye, Chunky Rice, em 1999. Publicou também Cadernet de voyage, um relato de viagem sobre a turnê de divulgação de Retalhos na Europa.



FICHA TÉCNICA

Título: Retalhos

Autor: Craig Thompson

ISBN:  9788535914481

Editora: Companhia das letras

Ano: 2009

Número de páginas: 592

Área principal: Romance

Classificação: 5 estrelas

 

Acompanhem as novidades nas redes sociais do blog!

Facebook | Instagram

post-por-laura-01

Anúncios

9 comentários em “[Resenha] Retalhos, Craig Thompson

  1. Eu ainda não tive o prazer de realizar a leitura de um graphic novel mas tenho visto que está se tornando uma tendência por aqui nos últimos meses e tenho ficado cada vez mais curiosa. Adorei a dica e esse entrou para a lista dos que eu quero conhecer.

    Curtir

  2. Olá!
    Faz tempo que não leio nada escrito dessa forma. Lembro que na minha adolescência eu lia muito fotonovelas e vendo a forma que este livro é, me deixou com muita vontade em lê-lo, pois tenho certeza que irá me fazer voltar ao tempo. Adorei sua resenha e com certeza já anotei a super dica, pois amo histórias sensíveis e que mexem com todas as nossa emoções.
    Beijos

    Curtir

  3. Oii, tudo bem?
    Não conhecia a obra, não li muitas graphic novels, mas admiro muito, pois é uma ótima forma de incentivar a leitura. Não sei se leria esse por conta da questão da religião e fé, não gosto muito dessa temática. Apesar disso, parabéns pelo post.
    Bjos.

    Curtir

  4. Oi, Laura!
    O livro parece lindo mesmo, aliás sou apaixonada por graphic novel’s, ainda mais que nos passam alguma mensagem sobre a vida. Fiquei bem curiosa em relação a esse, principalmente por conter passagens bíblicas e assuntos sobre pedofilia e etc, quero saber como o autor conciliou os dois assuntos.

    Curtir

  5. Oi, primeiramente parabéns pela mudança, é tão difícil escrever dois post na semana rs.. é uma correria e muitas vezes não temos tempo.
    Você me trouxe uma novidade pois nunca tinha visto um romance nesse estilo, quero ler um livro assim rs ..
    fiquei curiosa.

    Curtir

  6. Oiii Laura tudo bem?
    Esse é um dos livros que mais tenho interesse em ler, uma amiga minha leu e disse que amou então não pensaria duas vezes a não ser aceitar a dica, lindas fotos e ótima resenha.
    Abraços

    Curtir

  7. Olá,

    Acho que nunca li um graphic novel. A história me chamou a atenção, porém não sou muito chegada a livros que falem sobre religião, até já li alguns, mas confesso que não são muito meio estilo. Só que a premissa realmente me atraiu e tenho o desejo de lê-la, quem sabe não acabe sendo surpreendida né.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s