Resenhas

[Resenha] O Adulto, Gillian Flynn

Na resenha de hoje vamos falar sobre um conto de uma das minhas autoras favoritas, Gillian Flynn. Para quem não conhece a autora e os livros, nós temos resenha de dois deles aqui no blog: Garota Exemplar e Objetos Cortantes. A leitura vale muito a pena!

O Adulto é um conto que a Gillian escreveu a pedido de George R. R. Martin, um dos maiores autores de fantasia da atualidade. Ele pediu que a autora escrevesse um conto com toques sobrenaturais e que foi publicado inicialmente no livro “O Príncipe de Westeros e Outras Histórias”. O livro reúne contos de diversos autores como Neil Gaiman, Patrick Rothfuss, Gillian e Martin.


Sinopse:

Vencedor de um Edgar Award, O adulto, de Gillian Flynn é uma homenagem às clássicas histórias de terror.

Uma jovem ganha a vida praticando pequenas fraudes. Seu principal talento é a capacidade de dizer às pessoas exatamente o que elas querem ouvir, e sua mais recente ocupação consiste em se passar por vidente, oferecendo o serviço de leitura de aura para donas de casa ricas e tristes.
Certo dia, ela atende Susan Burkes, que se mudou há pouco tempo para a cidade com o marido, o filho pequeno e o enteado adolescente. Experiente observadora do comportamento humano, a falsa sensitiva logo enxerga em Susan uma mulher desesperada por injetar um pouco de emoção em sua vida monótona e planeja tirar vantagem da situação.
No entanto, quando visita a impressionante mansão dos Burke, que Susan acredita ser a causa de seus problemas, e se depara com acontecimentos aterrorizantes, a jovem se convence de que há algo tenebroso à espreita. Agora, ela precisa descobrir onde o mal se esconde, e como escapar dele. Se é que há alguma chance.
Em seu estilo inconfundível que arrebatou milhares de fãs, Gillian Flynn traça surpreendentes e intrigantes perfis psicológicos dos personagens e tece uma narrativa repleta de suspense ao mesmo tempo em que brinca com elementos clássicos do sobrenatural.


Essa foi a história da Gillian que menos me agradou. Com um pouco mais de 60 páginas a autora mostra seu estilo de escrita inconfundível e explora uma área pouco convencional para ela: a ficção sobrenatural. No início da leitura fica claro que quem escrevia era a autora que eu conheço, com suas personagens femininas fortes e determinadas. Depois, partindo para o sobrenatural, percebi que ali não é a praia da autora. A história começa muito boa, com bastante potencial, mas o final minou todas as chances do conto ser espetacular. Isso aconteceu porque no final ela tentou dar explicações demais para a história e, aparentemente, mudou de ideia e resolveu confundir o leitor dando uma outra versão na última página do livro. Simplesmente não sei explicar o que aconteceu, mas houve uma grande quebra da história em um certo momento. É como se eu te descrevesse uma receita de bolo de chocolate e, do nada, te dissesse que na verdade aquilo é um bolo de laranja.

WhatsApp Image 2017-04-30 at 14.59.46.jpeg

A protagonista de início nos parece uma golpista inteligente e, de repente nos sentimos tão trouxas quanto ela. No final ela já me parece ser outra pessoa, incapaz de pensar por si própria e reverter a situação na qual se encontra. Outro problema do conto é justamente ele ser um conto. A autora desenvolveu bem os personagens de início, mas não teve tempo e espaço para desenvolver a relação entre eles e a história em si, tentando resumir tudo no fim e deixar bem mastigado, em duas páginas, para que o leitor entendesse o que aconteceu nas outras 58.

Por fim, recomendo que se você se interessar pelas obras da Gillian Flynn, leia O Adulto a título de curiosidade, mas invista nos livros maiores da autora, como Garota Exemplar, que é espetacular. Vou dar 3 estrelas pois comparando com os outros livros, O Adulto ficou aquém das minhas expectativas.

FICHA TÉCNICA

Título: O Adulto

Autor: Gillian Flynn

ISBN: 8580579457

Editora: Intrínseca

Ano: 2016

Número de páginas: 64

Área principal: Ficção.

Classificação: 3-estrelas-01

post-por-jessica-01

Anúncios

28 comentários em “[Resenha] O Adulto, Gillian Flynn

  1. Oie, tudo bem?! Por incrível que pareça eu gostei desse livro da Gillian, e só desse. Achro que pelo fato dele ser um conto, ela não conseguiu ficar descrevendo tudo em seu por menor, isso é definitivamente o que não me agrada na escrita dela. Detalhes demais nos tira a chance de usar nossa imaginação.
    Bjs

    Curtido por 2 pessoas

  2. Oioi
    Ahh que pena, mas isso uma hora ou outra sempre acontece.
    Eu ainda tenho vontade de ler o conto, achei bem bacana a curiosidade sobre o Martin, eu não sabia disso, também acho que suspense que explica demais meio que perde a graça, mas mesmo assim vou dar uma chance.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Dessa eu não sabia, que o R.R Martin pediu para que ela escrevesse! Fiquei muito curiosa, parece ser muito bom, pretendo ler pelo kindle, mas esses finais confusos realmente me deixam com raiva, você lê o livro inteiro para depois terminar com algo que não responde as suas perguntas e te deixa sem entender qual era o objetivo.

    memoriasdeumaleitora.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oiii Jessica tudo bem?
    Esse realmente parece ser um livro fantástico, fico feliz que a autora seja sua favorita, por mais que eu não seja tão afim da escrita da mesma, linda foto.
    Abraços

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá, tudo bem?
    Nunca li nada da autora, então não conheço as características de sua escrita. Como gostei da proposta desse enredo pode ser que eu não estranhe a mudança como você. Mas um fato não gostei: ela ter se perdido no final, isso é desanimador.
    Ótima resenha.

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  6. Uau! Fiquei muito curiosa pra ler. A escritora aceitou o desafio lançado a ela por outro escritor e mandou ver, né? Bem interessante! Ela me pareceu bem segura e criativa. Gostei! Quanto ao livro achei bem original, sim! E me interessei por ele. Já coloquei na lista. Adorei a dica! Bjs!

    Curtido por 1 pessoa

  7. Olá,

    Já li 2 dos 4 livros lançados aqui no Brasil da autora, posso dizer que sou fã dela, acho genial seu modo de desenvolver personagens e os plot twist, que para mim é o auge de seus livros. Não li O Adulto, mas vejo que é um livro que divide opiniões, é uma pena que não tenha te agradado, apesar disso tenho curiosidade em conhecer a história.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Oie!
    Nossa, deve ser horrível ler o livro, e depois ficar com essa sensação de que a história não é bem desenvolvida. E ainda não li nenhum dos livros da autora, mas vou anotar a sua opinião sobre o livro e sei que não posso esperar muito da trama.
    Bjks!
    Histórias sem Fim

    Curtido por 1 pessoa

  9. Olá! Esse é o livro que falta para ler. Adoro essa escrita da Gillian Flynn. Faz deixar o leitor sem folego e sem reação quando chega na última página. Esse livro já está na minha lisa de desejados.

    Curtido por 1 pessoa

  10. Olá! Nunca li nada da Gillian, porque estou preferindo outros gêneros e autores. Já vi amigas elogiando a forma como ela escreve e a abordagem que dá aos personagens. Talvez comece pelo conto, para ter uma primeira impressão. Obrigada pela dica! Abraços!

    Curtido por 1 pessoa

  11. Olá!

    Garota exemplar é muito bacana, Objetos cortantes não li, mas tenho vontade.
    Já este conto, confesso que não tinha visto nada sobre ele por aí, não que me lembre.
    É uma pena quando nos decepcionamos com a leitura, ainda mais quando é de uma autora que adoramos, ainda assim, fico curiosa, dica anotada!

    Beijo!

    Curtir

  12. Nossa, acho horrível quando dá a impressão que um autor muda de ideia e coloca um final que parece não se encaixar… Eu tenho vontade de ler algo da autora mas com certeza escolherei outra obra, acho que vou optar por Garota Exemplar mesmo, já que você acha espetacular.

    Curtido por 1 pessoa

  13. Olá Jessica, tudo bem?

    Eu estava numa vibe de: preciso ter todos os livros dessa mulher aqui em casa. E comprei dois deles (Garota Exemplar e Lugares Escuros) em uma promoção da Saraiva. Mas quando vi que O Adulto, um livro finíssimo, não abaixava o preço e permanecia nos 20 reais, acabei desistindo da compra, rs. Vou, provavelmente, esperar uma boa promoção ou comprá-lo em e-book. E depois de comprar Objetos Cortantes, aí sim, dou início à minha saga pessoal, rs.

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s