Resenhas

[Resenha] Fale!, Laurie Halse Anderson

16734953_1412832858747951_1180716517_o

Quando vi esse livro na livraria  a capa logo me chamou a atenção! Na contracapa vinha escrito:

 

Fale! é um livro impactante e corajoso, que incentiva a reflexão e o debate. É para ser lido com o coração e, principalmente, relido com a alma

Eu sempre acho essas frases que vem na capa e na contracapa muito vazias, mas essa em especial despertou em mim a vontade de ler o livro. E ele realmente é tudo isso e mais um pouco!

16734983_1412832808747956_1718492650_o

“Fale sobre você… Queremos saber o que tem a dizer.” Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.

E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra – insultos e deboches, sim – ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.

Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?

Uma das coisas que mais me encantou nessa leitura é que tudo realmente parecia ter acontecido, e perto de mim! As situações, diálogos e – principalmente – os personagens são muito reais! O livro aborda assuntos de extrema importância, que precisam ser discutidos!E creio que essa sensação que eu tive, de tudo ter acontecido, é mais do que uma sensação! Todos os dias milhares de meninas são violentadas, abusadas e assediadas em todos os lugares e muitas delas, assim como Melinda não tem coragem de falar sobre!

16735248_1412832728747964_1664457642_o

Fale! atinge seu público alvo – os jovens – com uma escrita de fácil entendimento, e cumpre seu papel de conscientizar, a leitura é super fluida e o livro é um ótimo ponto de partida para discussões sobre a nossa sociedade, machista e preconceituosa.  A história é envolvente, angustiante e me fez pensar muito. Senti as dores de Melinda, junto com ela.

 Fale! merece ser lido!


A AUTORA:

27071287076301g

LAURIE HALSE ANDERSON é a aclamada autora de inúmeros livros para jovens e de uma série de 12 volumes para o ensino fundamental. Mundialmente conhecida por Fale!, um dos romances juvenis mais importantes publicados na última década, adotado pelas mais conceituadas escolas dos Estados Unidos e escolhido pela Associação Americana de Bibliotecas (ALA) como leitura fundamental. Mora com a família em Nova York.


FICHA TÉCNICA

Título: Fale! (Speak)

Autor: Laurie Halse Anderson

ISBN: 9788565859073

Editora: Valentina

Ano: 2013

Número de páginas: 247

Área principal: Drama, romance.

Classificação: 4-estrelas-01

post-por-laura-01

12 comentários em “[Resenha] Fale!, Laurie Halse Anderson

  1. Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mas ainda não consegui colocar ele na lista de leituras. Só vejo pontos positivos, e me parece que esse foi um daqueles casos que até o filme é interessante de se assistir – pelos assuntos abordados e pela forma como são colocados.
    Está na lista, além de eu amar essa capa *-*
    Beijinhos,
    Lica

    Curtido por 1 pessoa

  2. Não sei se eu tinha muita expectativa em relação a essa obra, mas a verdade é que não me agradou muito. Desejei ele por meses e quando finalmente pude ler, achei meio “meh”.
    É uma leitura válida para jovens mas poderia ser melhor trabalhado.

    Duas Leitoras – no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

