Resenhas

[Resenha] A vida peculiar de um carteiro solitário, Denis Thériault

14881494_1296301963734375_1477306530_o

Sabe quando um livro te prende totalmente do começo ao fim? Sabe quando você não consegue parar de ler, mas ao mesmo tempo fica morrendo de dó de acabar o livro? Sabe quando a leitura de emociona, te faz rir, te faz refletir sobre a sua vida? Sabe quando você fica sem palavras?

Estava passeando pela Americanas e vi “A vida peculiar de um carteiro solitário” por apenas 10,00! Esse título fofo e a edição a coisa mais rica do mundo não pensei duas vezes… Comecei a ler no mesmo dia e só parei quando cheguei à última páginas – com lágrimas nos olhos diga-se de passagem.Nunca tinha ouvido falar no livro e comecei sem saber nada sobre a história, o que tornou minha experiência com essa leitura melhor ainda…

14876216_1296301953734376_2027165246_o

Cartas, poesia e um amor inesquecível. Bilodo vive a tranquila vida de um carteiro sem muitos amigos nem grandes emoções. Completa diariamente seu percurso de entrega e retorna sempre à solidão de seu pequeno apartamento em Montreal. Mas ele encontrou uma excêntrica maneira de fugir dessa rotina: aprendeu a abrir as correspondências alheias sem deixar rastros e passou a ler as cartas pessoais com as quais se depara. E foi assim que ele descobriu o primeiro grande amor de sua vida: a jovem professora Ségolène, que mantém uma misteriosa correspondência com o poeta Gaston, composta somente por haicais. Instigado pela elegância e simplicidade de seus versos, Bilodo se vê cada vez mais fascinado por essa forma de poesia. Mas quando é confrontado com a perspectiva de se ver privado das cartas de Ségolène, ele precisa tomar uma decisão que pode levá-lo mais longe do que podia imaginar. Talvez seja hora de compor seus próprios poemas de amor. “Peculiar e charmoso com um desfecho bem executado , esta novela traz à mente nada menos do que um Kafka apaixonado” The Guardian”

Além da capa linda, as páginas são cheias de detalhes lindos… O trabalho na edição desse livro foi impecável..

14881466_1296299470401291_1506894626_o

14796242_1296299457067959_984627128_o

O livro é curtinho, tem 128 páginas, então a história foi contada sem nenhum tipo de enrolação e ao mesmo tempo, cheia de detalhes… O autor não aprofundou nos personagens da forma como eu gostaria, achei que nesse ponto ele poderia ter trabalhado um pouco melhor… Achei muito interessante que ele fugiu um pouco do cenário convencional das histórias de amor, e das cartas tradicionais fazendo ao longo da história o autor o uso de Tankas – que é um estilo de poema japonês- para desenvolver o relacionamento entre Bilodo e Ségolène e o resultado foi um livro poético e encantador. Não é fácil estabelecer, de forma tão coesa, o relacionamento entre dois personagens apenas por meio de correspondências e Thériault fez isso de maneira brilhante.  A escrita é doce e leve…

O final foi bem diferente do que eu estava imaginando, e creio que a intenção tenha sido realmente essa… O autor deixou um espaço para que cada leitor interpretasse o final da forma que mais lhe agradava (rs) e o que eu conclui foi: a vida é, realmente, cíclica…

Em resumo, é um livro bem diferente do que eu estou acostumada a ler… Poético, melancólico, reflexivo…


O AUTOR:

images Nascido na costa norte do Golfo de St. Lawrence, Quebec, Denis Thériault tem licenciatura em psicologia, é um roteirista premiado e vive com sua família em Montreal. Seu primeiro romance Liguane foi publicado com grande aclamação da crítica e ganhou os prêmios literários France-Québec 2001, Anne-Hebert 2002 e Odyssée 2002. Este é seu segundo romance.



FICHA TÉCNICA:

TÍTULO: A vida peculiar de um carteiro solitário

AUTOR: Denis Theriault

ISBN: 9788577345557

EDITORA: Casa da Palavra

ANO: 2015

NÚMERO DE PÁGINAS: 128

ÁREA PRINCIPAL: Romance

CLASSIFICAÇÃO: 4 estrelas-01


Espero que gostem, beijos! ❤

Sem Título-5

Anúncios

9 comentários em “[Resenha] A vida peculiar de um carteiro solitário, Denis Thériault

  1. olá… a edição está lindíssima, realmente… e pelo preço que vc pagou, teve sorte, hein? *-*
    eu sempre pego essas promoções quando posso…
    por ser curtinho, eu leria de boa,mesmo não sendo lá meu estilo de leitura habitual… mas o pouco aprofundamento dos personagens pode me incomodar um pouco…
    bjs…

    Curtir

  2. Oi Laura,
    Gostei bastante da sua resenha e vou procurar o livro nas Lojas Americanas daqui de Vitória ES. Um acabamento muito bonito para uma editora desconhecida, pelo menos por mim.
    Você conhece Ainda Não te Disse Nada, de Maurício Gomyde, do ótimo Surpreendente? Ainda Não te Disse Nada também tem as cartas escritas como plano de fundo para uma linda história humana. Fica a dica!
    Beijos,
    André, do Garotos Perdidos
    PS: Você já está participando do sorteio de 8 livros e 2 brindes que está acontecendo no Garotos Perdidos e em blogs parceiros? Participe e Boa Sorte!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s