Resenhas

[Resenha] Objetos Cortantes, Gillian Flynn

Uma narrativa tensa e cheia de reviravoltas. Um livro viciante, assombroso e inesquecível. Recém-saída de um hospital psiquiátrico, onde foi internada para tratar a tendência à automutilação que deixou seu corpo todo marcado, a repórter de um jornal sem prestígio em Chicago, Camille Preaker, tem um novo desafio pela frente. Frank Curry, o editor-chefe da publicação, pede que ela retorne à cidade onde nasceu para cobrir o caso de uma menina assassinada e outra misteriosamente desaparecida.

Desde que deixou a pequena Wind Gap, no Missouri, oito anos antes, Camille quase não falou com a mãe neurótica, o padrasto e a meia-irmã, praticamente uma desconhecida. Mas, sem recursos para se hospedar na cidade, é obrigada a ficar na casa da família e lidar com todas as reminiscências de seu passado. Entrevistando velhos conhecidos e recém-chegados a fim de aprofundar as investigações e elaborar sua matéria, a jornalista relembra a infância e a adolescência conturbadas e aos poucos desvenda os segredos de sua família, quase tão macabros quanto as cicatrizes sob suas roupas.

img_20160807_114604

Objetos cortantes é mais um sucesso da autora Gillian Flynn. E tenho que dizer: Que livro! Que sucesso!

Novamente a autora conseguiu me prender totalmente à sua narrativa. Esse é, com certeza, um dos melhores livros que li este ano. Seus personagens singulares, a narrativa misteriosa em uma cidade interiorana constituem o estilo da autora, visto também no livro Garota Exemplar. Um mistério vai te deixar curioso do início ao fim: Quem será o assassino que arranca todos os dentes de uma criança? Você se surpreenderá com a resposta!

Camille, a personagem principal, nos conquista ao longo dos capítulos. Não li a sinopse antes de ler o livro, portanto todas as lembranças do passado de automutilação me surpreenderam. Vamos conhecendo-a ao longo do livro, seu jeito de pensar e agir. Podemos também perceber seu desequilíbrio emocional que nos faz acreditar, a todo instante, que Camiile não suportará a pressão de voltar a sua cidade natal e reviver tudo que ela quer esquecer.

IMG-20160807-WA0020.jpg

Também nos aprofundamos em outros personagens fascinantes como a sua mãe, Adora, e sua meio-irmã Amma. Não consigo imaginar de onde veio a inspiração para criar uma mãe tão amarga e cruel com sua filha. Adora é o tipo de mulher que gosta de ser bem vista pelos vizinhos e amigos, mas em casa é apenas uma mulher odiosa, um lobo em pele de cordeiro. Amma também não foge ao jeito da mãe. No início, em sua casa, parece apenas uma criança com quem a mãe brinca de faz de conta. Na rua e na escola Amma é outra pessoa completamente diferente. Quando eu tinha treze anos não passava nem perto de ser como a Amma e nem sequer conheci alguém assim com treze anos. Realmente é algo surreal.

Creio que o ponto forte da narrativa da autora são os personagens, seus problemas e o desenrolar da trama. Entrar na mente de uma pessoa que se automutila e entender suas ânsias e motivações deixa a narrativa muito interessante. Na minha opinião, o único personagem que não acrescentou em NADA na narrativa foi o marido de Adora, padrasto de Camille. Com certeza o homem mais inútil que existiu na terra. (risos) Ao longo do livro ele teve apenas 2 ou 3 falas que não fizeram diferença nenhuma para a história.

Objetos Cortantes segue o estilo incomparável de escrita da Gillian Flynn. Recomendo para quem procura um suspense para devorar em pouco tempo, que te prende a leitura e foge do clichê.


imagesA Autora

Gillian Schieber Flynn (Kansas City, Missouri), 24 de fevereiro de 1971), é uma escritora americana e crítica televisiva na Entertainment Weekly. Ela publicou quatro livros: Objetos Cortantes, Lugares Escuros, Garota Exemplar e O Adulto. Em 2014, entrou pela primeira vez na lista de escritores mais bem pagos do mundo pela revista Forbes.


FICHA TÉCNICA 

Título: Objetos Cortantes (Dark Objects)

Autora: Gillian Flynn

ISBN:  9788580576580

Editora: Intrínseca

Ano: 2015

Número de páginas: 254

Área principal: Suspense

Classificação:  5 estrelas

Sem Título-2

Anúncios

13 comentários em “[Resenha] Objetos Cortantes, Gillian Flynn

  1. Oi Jess! Eu li “Garota Exemplar” e fiquei tipo :O
    Totalmente perplexa.
    Daí fiquei com receio de ler outras obras da autora e não curtir tanto. Mas com essa resenha não me restou dúvidas que o padrão de qualidade se estendeu pra esse livro também!
    Já vai para minha listinha quilométrica de livros que quero ler! hahaha

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oii!
    Li recentemente Garota exemplar e adorei a escrita da Gillian, já quero ler tudo que foi escrito por ela! Não sabia muito sobre Objetos cortantes, mas achei a premissa bem interessante. Pelo pouco que sei da Gillian, realmente o assassino deve ser uma pessoa bem inusitada.
    Ai, odeio quando “enfiam” personagens que não são relevantes para a trama, mas ainda bem que ele só tem 3 falas, né? Já pensou se ele aparecesse o tempo todo e não tivesse importância alguma? hahaha ou talvez a autora tenha colocado ele pra aumentar o número de suspeitos :p só vou descobrir quando ler – o que não vai demorar.

    Beijos,
    Kemmy|Duas leitoras

    Curtido por 1 pessoa

  3. Oie, eu já li esse livro e achei a história dos dentes muito criativa,, por outro lado, o livro pouco me marcou tanto que não consigo lembrar quem é o assassino, por incrível que pareça, mas super concordo com você que o padrasto é um cara muito inútil e desnecessário.

    Curtido por 1 pessoa

  4. Eu sou louca de pedra para lê esse livro. Vi em outras resenhas o quão forte é o enredo psicológico, fora que a autora tem uma escrita impecável e de tirar o fôlego. Senti isso durante a leitura de sua resenha. Confesso que n teria coragem de voltar a casa da minha família, sabendo tudo que vivi no passado e o que me tornei…

    Curtido por 1 pessoa

  5. Garota Exemplar só vi o filme. Comprei o livro há mais de 1 ano e ainda não li, sempre acabo adiando por meio que já conhecer a história. Essa semana li O Adulto, um conto curtinho dela que também é ótimo! Com certeza vale a pena conhecer toda a obra de Gillian!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s