Listas · Off Topic

8 Livros que vão te ajudar a tirar nota 1000 na redação do ENEM

O poder da transformação da leitura já foi tema da redação do ENEM, em 2007. Todos nós sabemos dos benefícios que o hábito da leitura cria em nossas vidas, não é mesmo? Além de servir como entretenimento, a leitura ajuda a desenvolver a criatividade e nos faz adquirir conhecimentos em diversas áreas. Ao contrário do que muitos acreditam, um romance ou uma ficção, por exemplo, são capazes de despertar no leitor o senso crítico, desenvolvem o vocabulário e ainda podem conter informações e citações relevantes a serem usadas até mesmo numa prova como o ENEM.

De acordo com o manual do candidato, 5 competências são avaliadas para compor a nota final da redação. São elas:

Competências avaliadas na prova de Redação do Enem:

  1. Demonstrar domínio da norma padrão da Língua Portuguesa;
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo;
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista;
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários à construção da argumentação;
  5. Elabora­r proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Como grifado acima, além de exigir que você compreenda e escreva sobre o tema na forma de um texto dissertativo-argumentativo, é necessário que você aplique conceitos de outras áreas do conhecimento na sua redação. Para isso, é fundamental que o estudante tenha um bom acervo de conhecimentos, além de saber aliar o que leu e estudou durante o ano, ao que terá de escrever. Pensando nisso, darei dicas de livros que podem te ajudar a ganhar 200 pontos na competência II exigida na redação, criando seu próprio acervo de conhecimentos através da leitura.

Como nós sabemos, a prova do ENEM não exige que você leia um livro específico para fazer a prova. Os livros citados abaixo servirão para introduzi-lo a assuntos e conhecimentos que podem ser úteis durante uma redação. Sem mais delongas apresento-lhe as dicas:

1-A revolução dos Bichos, George Orwell

downloadVerdadeiro clássico moderno, concebido por um dos mais influentes escritores do século 20, “A Revolução dos Bichos” é uma fábula sobre o poder. Narra a insurreição dos animais de uma granja contra seus donos. Progressivamente, porém, a revolução degenera numa tirania ainda mais opressiva que a dos humanos
Escrita em plena Segunda Guerra Mundial e publicada em 1945 depois de ter sido rejeitada por várias editoras, essa pequena narrativa causou desconforto ao satirizar ferozmente a ditadura stalinista numa época em que os soviéticos ainda eram aliados do Ocidente na luta contra o eixo nazifascista.
Com o acirramento da Guerra Fria, as mesmas razões que causaram constrangimento na época de sua publicação levaram A Revolução Dos Bichos a ser amplamente usada pelo Ocidente nas décadas seguintes como arma ideológica contra o comunismo. Apesar de socialista, George Orwell faz uma reflexão acerca da igualdade entre os homens; que seria impossível, tendo em vista o desejo de todo homem de liderar, de ter vantagem.

Através de uma fábula, de simples compreensão, você desenvolverá o senso crítico em relação ao regime socialista. Isso pode lhe ajudar com citações e alusões dependendo do tema da redação. A Revolução dos Bichos, de George Orwell, apresenta uma série de metáforas que remetem ao período histórico em que a obra foi escrita. Além de remeter ao egoísmo, autoritarismo, corrupção que há em relações humanas, sejam elas políticas ou sociais, e a manipulação de informações.

2-O Mundo de Sofia, Jostein Gaarder


30369309.jpgÀs vésperas de seu aniversário de quinze anos, Sofia Amundsen começa a receber bilhetes e cartões postais bastante estranhos. Os bilhetes são anônimos e perguntam a Sofia quem é ela e de onde vem o mundo em que vivemos. Os postais foram mandados do Líbano, por um major desconhecido, para uma tal de Hilde Knag, jovem que Sofia igualmente desconhece.

De capítulo em capítulo, de “lição” em “lição”, o leitor é convidado a trilhar toda a história da filosofia ocidental – dos pré-socráticos aos pós-modernos – , ao mesmo tempo em que se vê envolvido por um intrigante thriller que toma um rumo surpreendente.

O Mudo de Sofia faz uma introdução à filosofia na forma de um romance. Também tem temas conservacionistas e a favor da ONU. Com certeza neste livro você encontrará várias citações de filósofos para serem usadas na redação, além de conseguir entende-las e interpretá-las. Com uma ambientação de um romance, estudar ficará muito mais fácil.

3-Livros do autor Laurentino Gomes para compreender melhor a história do Brasil

download (2).jpg

  • 1808 – Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil’ é o relato sobre um dos principais momentos históricos brasileiros.
  • 1822 – Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D.Pedro a criar o Brasil – um pais que tinha tudo para dar errado.
  • 1889 – Como um imperador cansado, um marechal vaidoso e um professor injustiçado contribuíram para o fim da Monarquia e a Proclamação da República no Brasil

4- Extraordinário, R. J. Palácio

capa-extraordinario.jpgAugust Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso, ele nunca havia frequentado uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. 

Extraordinário é um livro que todo mundo deveria ler! (Leia a resenha completa aqui). Pois não fala simplesmente do bullying na visão da pessoa que o sofre, mas também da visão dos familiares, dos amigos e até das pessoas que o praticam. Tendo em vista que o Bullying é um tema atual – além do cyberbullying e da padronização da beleza – Extraordinário é uma ótima pedida!

Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade. Um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo o tipo de leitor.

5- 1984, George Orwell

download (1).jpgRomance distópico clássico do autor britânico George Orwell que retrata o cotidiano de um regime político totalitário de modelo comunista. No livro, Orwell mostra como uma sociedade oligárquica é capaz de reprimir qualquer um que se opuser a ela.

O romance tornou-se famoso por seu retrato da difusa fiscalização e controle de um regime coletivista-socialista na vida dos cidadãos, além da crescente invasão sobre os direitos do indivíduo. Desde sua publicação, muitos de seus termos e conceitos, como “Big Brother”, “teletela”, “duplipensar” e “Novilíngua” entraram no vernáculo popular.

De fato, 1984 é uma metáfora sobre o poder e atuação dos regimes comunistas. Assim como “A Revolução dos Bichos” o livro te ajudará a falar sobre a sociedade como um todo, criticando regimes totalitários, a falta de liberdade de expressão do indivíduo, manipulação e o poder da mídia, invasão de privacidade, tortura, etc…

É importante lembrar que a candidata Isabela Carvalho Leme Vieira da Cruz, tirou nota 1000 no exame de 2012 citando 1984. (Veja a redação no guia do participante de 2012)

6 – Holocausto Brasileiro, Daniela Arbex

Livro-Holocausto-Brasileiro.jpgNeste livro-reportagem fundamental, a premiada jornalista Daniela Arbex resgata do esquecimento um dos capítulos mais macabros da nossa história: a barbárie e a desumanidade praticadas, durante a maior parte do século XX, no maior hospício do Brasil, conhecido por Colônia, situado na cidade mineira de Barbacena. Ao fazê-lo, a autora traz à luz um genocídio cometido, sistematicamente, pelo Estado brasileiro, com a conivência de médicos, funcionários e também da população, pois nenhuma violação dos direitos humanos mais básicos se sustenta por tanto tempo sem a omissão da sociedade.
Pelo menos 60 mil pessoas morreram entre os muros da Colônia. Em sua maioria, haviam sido internadas à força. Cerca de 70% não tinham diagnóstico de doença mental. Eram epiléticos, alcoólatras, homossexuais, prostitutas, gente que se rebelava ou que se tornara incômoda para alguém com mais poder. Eram meninas grávidas violentadas por seus patrões, esposas confinadas para que o marido pudesse morar com a amante, filhas de fazendeiros que perderam a virgindade antes do casamento, homens e mulheres que haviam extraviado seus documentos. Alguns eram apenas tímidos. Pelo menos 33 eram crianças.

É inexplicável a riqueza de informações que este livro pode lhe trazer. Estamos falando de um fato acontecido em nosso país e pouco conhecido pela população. Podemos relacionar o livro a temas como saúde pública no brasil, direitos humanos, tortura e violência no geral (incluindo estupro e assassinato).

7- O Sol é Para Todos, Harper Lee

740ee3cf-cfde-413f-9623-f7d26b2e6b54.jpgUm livro emblemático sobre racismo e injustiça: a história de um advogado que defende um homem negro acusado de estuprar uma mulher branca nos Estados Unidos dos anos 1930 e enfrenta represálias da comunidade racista. O livro é narrado pela sensível Scout, filha do advogado. Uma história atemporal sobre tolerância, perda da inocência e conceito de justiça.

Já vendeu mais de 30 milhões de cópias nos Estados Unidos e, no último ano, ganhou a recomendação do presidente Barack Obama, que proferiu o seguinte elogio: “Este é o melhor livro contra todas as formas de racismo”.

O livro pode ser citado em temas como, preconceito, igualdade de gênero, racismo, dentre outros…

8- Eu sou Malala, Malala Yousafzai e Christina Lamb

download (3).jpgQuando o Talibã tomou controle do vale do Swat, uma menina levantou a voz. Malala Yousafzai recusou-se a permanecer em silêncio e lutou pelo seu direito à educação. Mas em 9 de outubro de 2012, uma terça-feira, ela quase pagou o preço com a vida. Malala foi atingida na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Poucos acreditaram que ela sobreviveria.

Mas a recuperação milagrosa de Malala a levou em uma viagem extraordinária de um vale remoto no norte do Paquistão para as salas das Nações Unidas em Nova York. Aos dezesseis anos, ela se tornou um símbolo global de protesto pacífico e a candidata mais jovem da história a receber o Prêmio Nobel da Paz. Eu sou Malala é a história de uma família exilada pelo terrorismo global, da luta pelo direito à educação feminina e dos obstáculos à valorização da mulher em uma sociedade que valoriza filhos homens. 

O livro acompanha a infância da garota no Paquistão, os primeiros anos de vida escolar, as asperezas da vida numa região marcada pela desigualdade social, as belezas do deserto e as trevas da vida sob o Talibã. Escrito em parceria com a jornalista britânica Christina Lamb, este livro é uma janela para a singularidade poderosa de uma menina cheia de brio e talento, mas também para um universo religioso e cultural cheio de interdições e particularidades, muitas vezes incompreendido pelo Ocidente. 

Eu sou Malala pode ser um livro muito útil quando falamos dos temas relacionados à educação, direito das mulheres e terrorismo.


Para mais postagens como essa, não se esqueça de curtir nossa página do facebook, seguir o blog via e-mail e instagram.

Sem Título-2

 

 

19 comentários em “8 Livros que vão te ajudar a tirar nota 1000 na redação do ENEM

  1. Parabéns por fazer uma seleção como essa, flor! Adorei ver vários livros que realmente são maravilhosos por aqui e outros que sempre ansiei ler! Quero ler a série de Laurentino Gomes. Adquiri o primeiro volume, ainda preciso de tempo para me dedicar a ele. Da mesma forma quero ler 1984. Li apenas A Revolução dos Bichos (e, uau!, merecia ser o primeiro indicado).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  2. Os livros são ótimos, mas se vc usar qualquer um deles na redação do ENEM Esquerdista vc tira ZERO com certeza. O segredo de uma boa nota do ENEM é ser PCzinho e falar sobre besteirou como: CUmunidadi, homophobicha, opssaum sechuau diferenciada, çoçialismo do século XXI, rassismu, os grande (des)governus Mulla da Silva e DilmANTA e outras asneirices que os palhaços que corrigem o ENEM amam… aí é 10 na certa…
    Sorry pelo sarcasmo, mas é a pura verdade.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá,

    Lembro de quando fiz o enem li diversas obras clássicas para ajudar no desenvolvimento da redação, dentre elas estão várias que você escolheu. De todos da sua lista, só não li “O Sol É Para Todos” e “Malala”, ambos obras de grande repercussão que me deixam ansiosa para iniciar a leitura. “O Mundo de Sofia” será sempre um dos meus livros preferidos, adoro filosofia e a forma como ela é apresentada na obra, é digna aos olhos e nos faz viajar e refletir. O livro mais marcante, no entanto, foi “O Holocausto Brasileiro”, participei de uma visita técnica ao prédio do antigo Colônia e o clima pesado do local, aliado as histórias das atrocidades cometidas no mesmo, fizeram brotar lágrimas nos meus olhos e nunca vou me esquecer do que vi e ouvi. Por fim, adorei o post e vou enviar para a minha prima que vai fazer o enem este ano.

    Grande Abraço
    Cá Entre Nós

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá!
    Que post ótimo!
    Eu não li nenhum desses livros, mas concordo plenamente que a leitura ajuda e muito na hora da prova!
    Não lembro qual foi o tema quando passei no vestibular, mas tirei um notão na redação e foi por conta dela que garanti minha vaga na universidade púbica.
    Parabéns pela iniciativa desta postagem!
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Olá,
    Achei muito interessante a ideia de trazer um post assim já que falta um pouco de tempo para o Enem e dá tempo de o pessoal buscar fazer essas leituras, já que elas abordam temas interessantes e que realmente podem abrir a mente do leitor e ajudá-los na hora da redação.
    Dos livros citados, ainda não li nenhum, mas alguns deles já estão na minha lista de leitura.

    http://leitoradescontrolada.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário