Resenhas

[Resenha] Viagem ao Centro da Terra, Júlio Verne

Hoje venho falar para vocês sobre uma aventura sem igual, criada pelo autor Júlio Verne.


IMG-20160807-WA0028Axel está prestes a viver a aventura de sua vida, ainda que a contragosto. Obrigado pelo tio a acompanhá-lo numa expedição ao centro do planeta, o jovem e perspicaz narrador diverte o leitor com seu bem-humorado relato da jornada, angustiado diante das excentricidades do genial professor Lindenbrock e de seu impassível guia. Fruto de meticulosa pesquisa, Viagem ao centro da Terra alia entretenimento a informação. Explorando culturas, cidades e mares, reconstrói a evolução do planeta e prova que nada é impossível quando se tem coragem. Pelo menos, o bastante para encarar uma inversão fascinante e, ao mesmo tempo, terrível bem debaixo de nossos pés: uma aparente semelhança revela o mais profundo estranhamento de nosso próprio mundo, colocando em xeque todo o conhecimento de uma sociedade. Mas é da destruição que surge o prazer da descoberta. A narrativa detalhada, poderosa e ritmada nos desafia a correr à internet para procurar cada lugar, checar cada informação. Até o momento em que o leitor perceberá estar como Verne queria cativado e irremediavelmente curioso, ávido por entender melhor seu mundo e a si próprio.


Tenho que confessar que li esse livro inspirada na minha graduação. Para quem não sabe, curso Engenharia Geológica na Universidade Federal de Ouro Preto. Tendo em “Viagem ao Centro da Terra” um grande geólogo como personagem, eu não poderia deixar de ler.

Realmente tive que pesquisar várias vezes na internet como e onde era o vulcão Sneffels e reaver de minha memória alguns conceitos de petrografia macroscópica, para me situar bem durante a narrativa. Não é nada complicado que uma pessoa leiga não compreenda. Foi apenas curiosidade de leitora.

Já li outro livro do Júlio Verne, A Volta ao Mundo em 80 dias, e confesso que gostei muito mais dele do que da leitura atual. O livro tem muitas partes engraçadas e divertidas, além de ter instigado muito a minha curiosidade à respeito de uma possível viagem ao centro do nosso planeta. Porém, não empolgou tanto quanto realizar a volta ao mundo.

Os personagens são típicos dos livros de Verne. Homens centrados e seguros de suas convicções, acompanhados de um ajudante fiel disposto a ir, literalmente, ao fim do mundo por seus patrões. Confesso que achei o geólogo, Professor Lindenbrock, um pouco insano. Em muitos momentos ele acaba contando mais com a sorte para sobreviver do que com a inteligência. Isso me assustou um pouco e deu o ar de alienado ao personagem.

IMG_20160807_114519

O livro também nos trás uma mensagem: Confie em si mesmo, em suas convicções e, mesmo que te chamem de louco e não acreditem que seja possível, não desista dos seus sonhos!

“Ainda creio numa possibilidade de salvação. Enquanto o coração bater, enquanto a carne palpitar, não admito que um ser dotado de vontade se entregue ao desespero.”

“Eis a conclusão de uma narrativa na qual as pessoas habituadas a não se admirarem com coisa alguma se recusarão a acreditar. Mas eu já estou antecipadamente curado contra a incredulidade humana.”

Por fim, digo que é um livro ótimo. Apesar de tratar-se de pura fantasia, já que sabemos que é impossível chegar ao centro da terra de tal forma, o livro tem um bom embasamento científico, provavelmente plausível para a época em que foi escrito. Deixo a dica de leitura para quem gosta de um bom clássico.

Beijos ❤


O AutorFélix_Nadar_1820-1910_portraits_Jules_Verne.jpg
Jules Gabriel Verne
, conhecido nos países de língua portuguesa por Júlio Verne (Nantes, 8 de fevereiro de 1828 — Amiens, 24 de março de 1905), foi um escritor francês.

Júlio Verne é considerado por críticos literários o inventor do gênero de ficção científica, tendo feito predições em seus livros sobre o aparecimento de novos avanços científicos, como os submarinos, máquinas voadoras e viagem à Lua. Até hoje Júlio Verne é um dos escritores cuja obra foi mais traduzida em toda a história, com traduções em 148 línguas, segundo estatísticas da UNESCO, tendo escrito mais de 100 livros.


FICHA TÉCNICA 

Título: Viagem ao Centro da Terra (VOYAGE AU CENTRE DE LA TERRE)

Autor: Júlio Verne

ISBN:  8508145535

Editora: Ática

Ano: 1864/2011

Número de páginas: 280

Área principal: Ficção científica, aventura.

4 estrelas-01

Sem Título-2

 

Anúncios

9 comentários em “[Resenha] Viagem ao Centro da Terra, Júlio Verne

  1. Confesso que já conheço esse livro e até tentei ler a algum tempo atrás mas para mim e uma leitura que não deu certo, que bom que ele tem enquadramento com o seu curso, e que você tenha gostado da leitura, afinal e isso que importa não é mesmo?
    Ótima resenha.

    Beijos

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Jessica,
    Eu gosto muito de leituras clássicas, principalmente ficção! Seria um bom livro para se ler em um fim de semana. O bom é porque você é da área e deixou bem claro na resenha que se trata de pura ficção. E, certamente é impossível chegar ao centro da terra, mas ainda fico em dúvida. Com tanta tecnologia em andamento, não seria possível?

    Curtido por 1 pessoa

  3. Jéssica, uma amiga leu esse livro em clube de leitura que participo e super indicou a leitura. Sua resenha só aumentou a minha vontade de lê-lo. Confessor que há um tempo peguei outro livro do Verne e abandonei achei que tinha muitas descrições. Mas, já amadureci o bastante para ler a sua obra e com certeza gostar muito. Ótima resenha. Beijoos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s