Resenhas

[Resenha] O sorriso da Hiena, Gustavo Ávila

Processed with VSCO with c1 preset

No final do ano passado e início desse ano, esse livro virou uma verdadeira febre entre meus amigos leitores. A princípio não me interessei muito por se tratar de um Thriller policial-psicológico (nunca tinha lido nada do gênero e por algum motivo que não sei dizer, imaginei que não fosse gostar). Passaram-se alguns meses e o “bookstagram” continuava fervendo por conta dessa história e pensei: preciso descobrir se é isso tudo mesmo. Por ser, inicialmente, uma publicação independente, as compras eram feitas diretamente com o Gustavo e quando a atrasada aqui resolveu que queria ler, ele já tinha parado com as vendas porque, finalmente, uma editora resolveu lançar o livro e comprou os direitos de publicação. Para a minha sorte, o Gustavo ainda tinha alguns exemplares em casa e, com muito carinho ele me enviou um para que eu pudesse ler.

FullSizeRender

Mas afinal, do que se trata essa história? Olhem só a sinopse:

Atormentado por achar que não faz o suficiente para tornar o mundo um lugar melhor, William, um respeitável psicólogo infantil, tem a chance de realizar um estudo que pode ajudar a entender o desenvolvimento da maldade humana. Porém, a proposta feita pelo misterioso David coloca o psicólogo diante de um complexo dilema moral.
Para saber se é uma pessoa má por ter presenciado o brutal assassinato dos seus pais quando tinha apenas oito anos, David planeja repetir com outras famílias o mesmo que aconteceu com a dele, dando a William a chance de acompanhar o crescimento das crianças órfãs e descobrir a influência desse trauma na vida delas.
Até onde ele será capaz de ir? É possível justificar um ato de crueldade quando, por trás dele, há a intenção de fazer o bem?

FullSizeRender (1)

Primeiramente, o que mais me chamou a atenção foi essa capa L-I-N-D-A e o título, pelo menos pra mim, enigmático. E quando eu comecei a ler, o único pensamento que eu tive foi: Por que eu não li isso antes?????

O livro já começa eletrizante e perturbador com uma cena de assassinato complexa e intrigante como eu nunca tinha visto antes.

O mal nada mais é do que um buraco que precisa desesperadamente ser preenchido.

A escrita do Gustavo é um caso à parte: a partir do momento que eu iniciei a leitura não consegui mais parar. A linguagem, embora simples, é extremamente inteligente.E quando eu finalmente concluí o livro, precisei de alguns dias (sim, dias) para processar e absorver tudo que eu tinha lido.

FullSizeRender (3)

Em termos de personagens, O Sorriso da Hiena é do jeito que eu gosto: poucos e bons. William: um psicólogo infantil de renome, que tem um insaciável desejo de fazer do mundo um lugar melhor.  David: foi obrigado a assistir ao assassinato dos pais quando ainda era uma criança de oito anos, e decidiu que vai repetir com outras famílias o que foi feito com a dele com o objetivo de descobrir como esse trauma afeta a vida das crianças. Frios, peculiares e ambíguos, eles são extremamente bem construídos e bem trabalhados, só uma coisa me incomodou: eles não tem sobrenome. Pode parecer bobagem, mas por se tratar de um psicólogo e um policial, o sobrenome ajuda na hora de passar mais verdade e credibilidade. Pode ser que tenha sido intencional, não sei, mas senti falta disso.

Exceto por essa ressalva, não tenho nada para reclamar da história. Tudo está perfeitamente enlaçado e é visível o quanto o autor estudou e cuidou para que nada estivesse fora do lugar.  Como disse lá no começo, o livro está para ser relançado, agora pela Verus Editora, do Grupo Editorial Record. Assim que ele chegar às livrarias recomendo que corram para garantir o seu, para que sintam na pele o que é ler “O sorriso da Hiena”.

gustavo avila O Autor: 

Gustavo Ávila ingressou no mundo da escrita ao entrar no mercado publicitário como redator, há mais de dez anos. Nasceu em 1983 e cresceu no interior paulista, em São José dos Campos, depois foi para Florianópolis e em seguida São Paulo, capital. Atualmente, está de volta à Florianópolis na busca de mais tempo para se dedicar à literatura.

 

FICHA TÉCNICA:

TÍTULO: O sorriso da hiena

AUTOR: Gustavo Ávila

ISBN: 8591967305

EDITORA: Independente

ANO: 2015

PÁGINAS: 304

GÊNERO: Thriller psicológico/policial

CLASSIFICAÇÃO: 5 estrelas

 

Sem Título-5

Anúncios

11 comentários em “[Resenha] O sorriso da Hiena, Gustavo Ávila

  1. Eu já tinha vontade de ler esse livro, agora essa vontade triplicou!
    Menina que resenha ótima! Me instigou demais! Parabéns pela escrita.
    Agora estou ansiosa pelo lançamento dessa obra… Vou comprar com certeza!

    beijoos

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s