Resenhas

[Resenha] O Iluminado, Stephen King

Olá leitores!

A resenha de hoje é sobre um livro escrito por um dos autores mais famosos da literatura estrangeira. O renomado Stephen King.

Estou certa de que muitos de vocês conhecem ou já ouviram falar desse autor e do livro O Iluminado, que até hoje faz sucesso. Você pode até não conhecer o autor e o livro, mas garanto que já ouviu falar do filme e já viu algumas de suas famosas cenas no mundo da internet.


Sinopse:

IMG_20160527_103323306.jpgO romance, magistralmente levado ao cinema por Stanley Kubrick, continua apaixonando (e aterrorizando) novas gerações de leitores. A luta assustadora entre dois mundos. Um menino e o desejo assassino de poderosas forças malignas. Uma família refém do mal. Nesta guerra sem testemunhas, vencerá o mais forte.

Danny Torrance não é um menino comum. É capaz de ouvir pensamentos e transportar-se no tempo. Danny é iluminado. Será uma maldição ou uma bênção? A resposta pode estar guardada na imponência assustadora do hotel Overlook.
Em O Iluminado, quando Jack Torrance consegue o emprego de zelador no velho hotel, todos os problemas da família parecem estar solucionados. Não mais o desemprego e as noites de bebedeiras. Não mais o sofrimento da esposa, Wendy. Tranquilidade e ar puro para o pequeno Danny livrar-se das convulsões que assustam a família. 

Só que o Overlook não é um hotel comum. O tempo esqueceu-se de enterrar velhos ódios e de cicatrizar antigas feridas, e espíritos malignos ainda residem nos corredores. O hotel é uma chaga aberta de ressentimento e desejo de vingança. É uma sentença de morte. E somente os poderes de Danny podem fazer frente à disseminação do mal.


 Confesso que nunca havia lido um livro da categoria suspense/terror. O mais próximo que eu havia chegado desse estilo foi lendo Agatha Christie, que não me impressionou muito. Já em O Iluminado, tive a oportunidade de conhecer o suspensa que realmente me atrai, aquele que te faz ler compulsivamente página a página, tenso para saber o que irá acontecer.

Minha primeira experiência com o Stephen King foi maravilhosa e me identifiquei muito com o estilo do livro. No começo fiquei receosa, achando que eu morreria de medo e ficaria até sem dormir a noite e, graças a Deus, não foi o que aconteceu.

O que eu mais gostei nesse estilo de livro foi a tensão, como mencionei anteriormente. Medo não teve, mas em alguns momentos meu coração disparou, não mexi nenhum músculo, tensa, à espera do que viria. Foi uma experiência única e muito boa. Mal posso esperar para vivê-la novamente.

Jack Torrance é um pai de família frustrado e preocupado com seu futuro. Professor e escritor fracassado, não vê outra alternativa para salvar sua família senão aceitar um emprego como zelador do hotel Overlook. O hotel mais sinistro que vocês irão conhecer! Danny, seu filho, é um Iluminado – pessoa que possui o dom do sexto sentido – o que foge a compreensão de Jack e sua Esposa, Wendy. A família se muda para o hotel, vazio na temporada de inverno e lá vive experiências sinistras que afetam principalmente Danny, que acaba perseguido pelas almas do hotel. Daí em diante, o que parecia ser a salvação da família Torrance, torna-se seu maior pesadelo.

IMG_20160527_100904528.jpg

“O mundo é um lugar duro, Danny. Não se importa com a gente. Não odeia a você, nem a mim, mas também não morre de amor por nós. Coisas terríveis acontecem no mundo, e são coisas que ninguém pode explicar. Indivíduos bons morrem de forma ruim e dolorosa e deixam as pessoas que os amam sozinhas. As vezes, parece que só as pessoas ruins permanecem sadias e prósperas. O mundo não ama você, mas sua mãe o ama e eu também.”

O livro possui uma história muito envolvente, com personagens e enredo bem construídos, como já era de se esperar de King. Mesmo quem já viu o filme poderá se surpreender em vários momentos, já que eles possuem diversos aspectos divergentes.

Meu personagem favorito é o Danny Torrance, o garoto iluminado. Ele é uma criança de seis anos muito inteligente e perceptiva, capaz de compreender coisas que não competem à capacidade de crianças dessa idade. Isso o torna especial e dita todo o desenrolar da história. Jack Torrance, seu pai, também é um personagem muito interessante, onde pude perceber diversos problemas além do alcoolismo. Diferentemente do filme, onde ele parece um louco, Jack luta contra sua insanidade o tempo todo e durante o desenrolar da trama vivemos todas as preocupações e problemas deste pai de família, até compreendermos  a loucura que o leva a tal fim.(não posso contar mais sem dar spoilers)

O Iluminado é um suspense ótimo, escrito para adultos que desejam uma leitura tensa e intensa, para fugir um pouco de outros estilos de leitura. Recomendo o livro para quem deseja iniciar-se nesse tipo de ficção e quer conhecer as obras de King.

IMG_20160527_103357265.jpg

“Morrer é uma parte da vida. A pessoa tem que se ligar nisso, se quiser tornar-se um ser humano em sua totalidade. E, se o fato de sua própria morte era difícil de ser entendido, pelo menos não era impossível de ser aceito.”

Quanto ao filme? Ficou muito “fichinha” perto da intensidade do livro. Não sei ao certo se foram as mudanças feitas no roteiro (que são várias) ou se pela falta de tecnologia da época para criar efeitos especiais que dão aquele medo quando vemos um filme de terror. Acredito que para a época, assustou muita gente! Hoje, 36 anos depois de seu lançamento, é uma pedida interessante para os curiosos e para os amantes do cinema.

Então a dica final: Você viu apenas o filme? Não se contente com pouco! Leia o livro e surpreenda-se!


3389O Autor

Stephen Edwin King é um escritor americano, reconhecido como um dos mais notáveis escritores de contos de horror fantástico e ficção de sua geração. Os seus livros venderam mais de 350 milhões de cópias, com publicações em mais de 40 países.


FICHA TÉCNICA

Título: O Iluminado (The Shining)

Autor: Stephen King

ISBN: 8581050484

Editora: Suma das Letras

Ano: 1977

Número de páginas: 463

Área principal: Ficção, Terror, Suspense.

Classificação: 5 estrelas

 Veja o trailer do filme lançado em 1980:

Beijos e até a próxima 
Sem Título-2

Não se esqueçam de participar do sorteio aqui no blog!

23 comentários em “[Resenha] O Iluminado, Stephen King

  1. Meu autor favorito!
    Gosto muito do filme, embora goste como uma obra isolada, não comparando ao livro.
    De qualquer forma, tenho vontade de assistir à série de O Iluminado, de 1997!
    Leia mais livros do King, vc vai gostar, sem dúvidas!

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Jéssica,

    Gosto muito deste livro, para mim foi um dos mais aterrorizantes que li do King. Ainda não comecei a ler Dr. Sono mas pretendo fazer em breve. Suas fotos ficaram excelentes e fico feliz que você também tenha gostado da obra.

    Abraços
    oblogcaentrenos.blogspot.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  3. Olá!
    Eu já assisti o filme e acho maravilhoso, um dos clássicos do diretor Stanley Kubrick que mais gosto!
    Nunca li nada do King, mas tenho muita vontade. Fico feliz de saber que o livro possui vários aspectos divergentes do filme, porque isso me motiva a conferir a obra.
    Minhas expectativas estão nas alturas, mas tenho certeza que não vou me decepcionar.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Leio SK desde adolescente, o primeiro livro que li foi O Cemitério e o Iluminado li depois que assisti o filme e vc tem toda razão o filme é fichinha perto do livro, se o filme dá um medinho imagine a leitura né?
    E uma coisa interessante no autor é que ele consegue ser engraçado, macabramente mas engraçado. Adoro, com certeza meu autor predileto.
    Gostei muito da sua resenha.
    Bjs

    Curtido por 1 pessoa

  5. Eu tenho tanta vontade de ler King mas não sei o que acontece comigo, sempre que tento ler um livro dele eu desisto nas primeiras páginas,o iluminado mesmo eu já tentei ler 3 vezes mas nunca consegui, mas não vou desistir.
    ótimas resenhas e fotos lindas.
    beijos

    Curtido por 1 pessoa

  6. Olá, tudo bem?
    Eu sempre fiquei muito curiosa para ler as obras do autor, porque sei que tem suspense e adoro o gênero, mas sou muito medrosa e sei que tem partes aterrorizantes, então já estou sabendo que não realizarei essas leituras. Mas fico feliz que você tenha curtido. Beijos ❤

    Curtido por 1 pessoa

  7. Não vejo a hora de iniciar a leitura de O Iluminado, a tua resenha saciou mais a minha vontade de ler a obra. Já tive a experiência e o prazer de ler outra obra de King, que foi Misery, que é muito bom por sinal e foi adaptado para as telonas sendo bem fiel ao livro.

    Curtido por 1 pessoa

  8. Olá Jéssica! Eu sou uma medrosa de carteirinha, mas com uma curiosidade enorme e admiradora de terror psicológico. Ainda não li nada do tio King rsrs… Apenas os capítulos iniciais de Christine, mas há muito tempo atrás. Tenho uma vontade imensa de ler O Iluminado, espero que ainda esse ano!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Dessa vez nem posso dizer que não conheço a obra e nunca li nada do autor, porque sou praticamente uma das maiores fãs que esse homem tem no Brasil! Tenho uma lista com todos os livros já lançados por ele, na qual marco quais os que tenho e os que faltam comprar. Algumas de suas obras já estão esgotadas e eu tenho essas edições antigas (caras!!!). O Iluminado é uma das melhores obras do autor! Mas nem só de terror e suspense vive King, ele também escreve romances, mesmo com toques sobrenaturais e se sai muito bem! Você pode se aventurar na leitura de O Cemitério e de Jogo Perigoso, são ótimos!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  10. Oii Jesss… Nunca li nada do King. Vou começar esse ano com “Sob a Redoma”, mas sempre tive uma curiosidade absurda por “O iluminado”. E advinha….. Essa curiosidade só aumentou depois dessa tua resenha. haha
    Tinha um pouco de receio de ser aquele tipo ‘terrorzão’, e confesso que fiquei aliviada por ser só um suspense bem forte. Acho que vou gostar muito desse livro!
    Tá ótima a resenha, como sempre!

    Ah, indiquei teu blog pra uma tag. Ok?! Mas não se sinta pressionada à responder haha
    tá aqui: https://jardimdeletras.wordpress.com/2016/07/19/tag-dos-50-melhores-e-piores-do-1o-semestre/

    beijoss

    Curtido por 1 pessoa

  11. Olá flor, adorei sua resenha. Como não amar o grande mestre do terror e suas obras? Confesso que essa não é minha leitura preferida quando se trata do autor (que sim, é um dos meus autores preferidos, devido sua criatividade extrema para o sombrio e aterrorizante universo do gênero), não sei achei a leitura um pouco arrastada e cansativa, quando comparada com outras obras do mesmo…mas também recomendo a leitura, afinal King é King e todos deveriam conhecer Overlook e descobrir que o mal vai além de um sentimento humano.

    Curtido por 1 pessoa

  12. Eu amo o filme do Iluminado, a primeira adaptação, no caso (justo a adaptação que o Stephen King odeia hahaha). Mas quando li o livro não senti toda a tenção que eu senti quando eu vi o filme. O filme me deixou muito tensa, a atuação do Jack Nichols é apavorante, é tudo muito bem feito e planejado. Ainda estou esperando um livro do King que vá me surpreender.

    http://www.ummetroemeiodelivros.com

    Curtido por 1 pessoa

  13. Oi!!
    Quando saiu a continuação eu acabei comprando o box com os dois, mas ainda não li. Já assisti o filme e gosto bastante.
    Nossa você escolheu bem o primeiro livro de terror para ler, começou bem, eu comecei a ler esse gênero faz pouco tempo.
    A história mexe mesmo com a gente, o filme já é tenso imagino que a leitura deve ser também, eu adoro sentir aquele frio na barriga e espero sentir isso ao ler esse livro.
    Depois dessa resenha vou dar um jeito de começar a ler o livro logo logo.
    Beijão!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

