Listas

5 Ensinamentos de “O Pequeno Príncipe”

Olá leitores!

No post de hoje vamos refletir um pouco sobre os quotes que todos nós amamos do livro O Pequeno Príncipe. Muitas vezes citamos as frases, mas não paramos para refletir sobre o significado delas. Trouxe essa proposta de postagem depois do sucesso da postagem: 07 lições de vida de O Grande Gatsby. Passem lá para conferir!

Podemos perceber pela leitura do livro que o autor escreve muito utilizando metáforas, portanto seu significado pode passar despercebido por nós. A proposta é captar o que podemos levar para nossas vidas através deste livro maravilhoso.

1- Valorize quem você ama e saiba aceita-la como ela é.

“Há coisas que não posso compreender! Acho que deveria tê-la julgado pelos seus atos, e não por suas palavras. Ela era perfumada e me alegrava. Nunca deveria tê-la abandonado. Deveria ter captado sua ternura por trás de seu jeito rude. Como as flores são complicadas! Mas eu era muito jovem para saber amá-la!”

No posfácio do livro encontramos uma breve biografia da vida do autor. Nela descobrimos que o casamento de Saint-Exupéry com sua esposa Consuelo era muito conturbado, cheio de idas e vindas. Olhando para esta frase podemos perceber que a flor do pequeno príncipe representa sua amada. Quantas vezes perdemos a cabeça com quem amamos? Se amamos realmente alguém devemos dar uma segunda chance, saber aceita-la à sua maneira, mesmo que rude e amá-la em todos os momentos.

6f0fa1e041b069467034e470ff75c511

2-Não tenha medo de buscar seus objetivos.

“Não se pode conhecer as borboletas sem suportar duas ou três lagartas. Dizem que são muito bonitas. Senão, quem virá me visitar? Você já não estará aqui…. Quanto aos bichos grandes, não tenho medo. Usarei meus espinhos… ”

Para conquistar a felicidade ou o sucesso é preciso suportar alguns obstáculos. Esta é a metáfora que a borboleta nos fornece. Nosso caminho até os nossos sonhos nunca será fácil! É preciso coragem para vencer as dificuldades e “usar nossos espinhos” para nos defender de quem quer nos fazer mal.

14a6d2b556db7469908542f9b7b30b59

3-Não julgue a ninguém sem antes julgar a si mesmo.

“Sei que é muito difícil. É bem mais difícil julgar a si mesmo que julgar os outros. Se conseguir julgar a si mesmo, provará que é um verdadeiro sábio.

Vamos parar e refletir um pouco sobre isso antes de julgar alguém. Muitas vezes, sem conhecer nada da vida das pessoas, acabamos rotulando-as. Antes de qualquer coisa olhe para dentro de si e tente perceber que ninguém é perfeito e está livre de julgamentos.

d5e81cae8aa545cf6b76da67db52be14

4-O essencial da vida é invisível aos olhos

“- Adeus!- disse a raposa- Eis meu segredo. É muito simples: Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível aos olhos.”

Esta é com certeza uma das frases mais famosas do livro. Você já parou para pensar sobre ela? Não precisamos de carros do ano, roupas da moda, dinheiro e outros bens materiais. O essencial da vida é invisível aos olhos: O amor, a felicidade, a amizade, boas lembranças, etc…

6c5277d48bc1ce43e1597511b317a1c3

5- Você é responsável pelas pessoas que ama.

“-Mas você não deve esquecê-la. Você se torna eternamente responsável por aquilo que cativa.”

Você se torna responsável por aquilo que cativa nas pessoas. As vezes cativamos (conquistamos) as pessoas, mas esquecemos de cuidar dessa relação. Portanto, a partir do momento que criamos um laço afetivo com alguém, somos responsáveis por cuidar destes laços, sejam eles de amor ou amizade. Você tem a responsabilidade de lembrar, se preocupar e cuidar do bem-estar dessa pessoa, da mesma forma que ela cuida de você. Quando esta pessoa está longe ou já se foi dessa vida, temos a responsabilidade eterna de não deixar a lembrança dessa pessoa se apagar de nossos corações.

Vamos cuidar melhor de quem amamos? Já ligou pra aquele seu amigo que não vê há anos? Ele ficará feliz em saber que você se lembra e se preocupa com ele, e isso tornará o seu dia e o dia do seu amigo mais feliz!

65f1bf631a080b3602ea520c07f38929


Ufa! Já filosofei demais por hoje! (risos). Espero que vocês tenham gostado e reflitam sobre isto. Deixo agora com vocês, mais algumas frases lindas deste livro para vocês refletirem mais um pouco.

1b26b6ee184c6d87f4ccc53a84e1f77e“- Você, para mim, não passa de uma criança igual a milhares de outras crianças. Não preciso de você. Para você sou apenas uma raposa semelhante a milhares de outras raposas. Porém, se me cativar, sentiremos necessidade um do outro. Você será único no mundo para mim. E eu serei única no mundo para você…”

“- Só se conhece bem o que se cativa- observou a raposa.- As pessoas já não tem tempo de conhecer nada. Preferem comprar tudo pronto nas lojas. Como não existem lojas que vendem amigos, as pessoas não têm mais amigos. Se quer um amigo, trate de me cativar!”

“A linguagem é um poço de mal-entendidos.”

“O que me comove profundamente neste pequeno príncipe adormecido é sua fidelidade a uma flor, à imagem de uma rosa que brilha nele como a chama de uma lamparina, mesmo quando ele dorme…e o senti mais frágil ainda. É preciso proteger bem as lamparinas: o soprar do vento pode apagá-las…”

“Os olhos são cegos. É preciso ver com o coração.

Anúncios

20 comentários em “5 Ensinamentos de “O Pequeno Príncipe”

  1. Amo esse livro. Acho muito lindo e realmente tem vários ensinamentos nele que passam despercebidos. Essa frase: ” o essencial é invisível aos olhos” é umas das minhas frases favoritas. Adorei o post. *-*
    Beijinhos da Fran
    insidethebookssite.wordpress.com

    Curtir

  2. Oioi! Tudo bem?
    Acredita que até hoje nao li nada do “O Pequeno Príncipe”?!
    Todo mundo fala do livro e eu nada de ler, hehe.
    Amei o post e esses 5 ensinamentos super concordo com eles.
    To vendo que vou ter que ler, pq eu quero mto aprender mais com o principe.
    O ensinamento que mais me identifiquei foi “Não julgue a ninguém sem antes julgar a si mesmo”.
    Beijos

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    Curtido por 1 pessoa

  3. Hey, Bruna!

    Ah, que delícia chegar aqui e encontrar um post sobre O Pequeno Príncipe. ❤
    Esse é um dos meus livros preferidos da vida! Não me canso de ler e, de tempos em tempos, releio, pra voltar a esse mundinho tão especial que nos ensina tanto.

    Amei seu post!

    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Olá!
    Este livro é lindo demais, é repleto de ensinamentos e reflexões. “Não julgue a ninguém sem antes julgar a si mesmo.” É de fato muito difícil ser praticado hoje em dia, o povão quer logo atirar a primeira pedra sem ao menos analisar se em algum momento de suas vidas elas não cometeram erros iguais ou talvez até piores que seu próximo. É onde vamos para o mais importante das reflexões tiradas da bíblia: “Amai-vos uns aos outros.”
    Se você ama, não julga
    Se você ama, não odeia
    Se você ama, deseja o melhor para o seu próximo
    Se você ama, respeita.
    Se você ama, perdoa
    O amor nos faz superar todos traumas e problemas.
    E nos transforma de forma positiva.
    Otima postagem
    Abs
    NI
    Cia do Leitor

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s