Resenhas

[Resenha] Brida, Paulo Coelho

Olá leitores!

Na resenha de hoje vamos falar de um livro com mais de 5 milhões de exemplares vendidos e  de um dos meus autores favoritos, Paulo Coelho.

Preciso esclarecer que li este livro em meados de 2014 e o motivo para adiar tanto esta resenha é o medo de não conseguir transmitir para vocês a essência da trama, que muitas pessoas acabam por não gostar. Vou tentar convencê-los,da melhor forma possível de dar uma chance à Brida.


Sinopse

foto 2 bridaCada um precisa cumprir seu próprio destino.
“– E como posso saber quem é a minha Outra Parte? – perguntou Brida.
– Correndo o risco do fracasso, das decepções, das desilusões, mas nunca deixando de buscar o Amor. Quem não desistir da busca, vencerá.”
Brida é uma jovem irlandesa que sempre se interessou por magia. Em determinado momento, ela sente que é chegada a hora de mergulhar mais fundo nesse assunto e resolve procurar os sábios que dominam a arte da feitiçaria.
Nessa busca, duas pessoas são fundamentais: o Mago de Folk, que instrui Brida a confiar na bondade do mundo, e Wicca, que leva sua aprendiz a descobrir o seu Dom e a dançar a música do mundo.
Enquanto Brida tenta aplacar sua sede de conhecimento, também luta para vencer seus medos e encontrar o equilíbrio entre seus relacionamentos atuais e as descobertas de suas vidas passadas.
Esta é uma história de amor, paixão, mistério e espiritualidade, que trata do ancestral anseio humano por encontrar a alma gêmea.


Quem acompanha o blog sabe o quanto eu AMO os Livros do Paulo Coelho! Não obstante, Brida é um livro extraordinário que me fez entender melhor o mundo da magia. Antes que me perguntem, sim eu acredito em magia! Se você tem um pouco de descrença, Brida despertará em você a curiosidade e o interesse por ela.

O livro conta a história de Brida, uma irlandesa com uma sede insaciável de aprender magia, e sua trajetória neste mundo desconhecido por muitos. Ao longo de seu aprendizado ela enfrenta obstáculos, vence seus medos e descobre coisas sobre si mesma que ela nunca imaginara, tal como suas vidas passadas, a essência do amor e a alma gêmea. Ela procura acima de tudo, respostas para suas perguntas e o amor verdadeiro, chamado de “a outra parte”.

“Em certas reencarnações nos dividimos. Assim como os cristais e as estrelas, assim como as células e as plantas, também nossas almas se dividem. A nossa alma se transforma em duas, estas novas almas se transformam em outras duas(…)Assim como nos dividimos, também nos reencontramos. E este reencontro chama-se Amor.”

“Assim está explicado no livro do Gênesis: A alma de Adão dividiu-se, e Eva nasceu de dentro dele.”

Na busca de Brida pelas respostas, ela precisa fazer escolhas e tem medo de escolher errado, como todo ser humano. Aprendemos que precisamos correr riscos, na vida e no amor, para encontrarmos a felicidade.

Instasize_0324114720

“Quem não desistir da busca vencerá.”

“(…)Quando alguém encontrar seu caminho, não pode ter medo. Precisa ter coragem suficiente para dar passos errados. As decepções, as derrotas, o desânimo são as ferramentas que Deus utiliza para mostrar a estrada.”

“Mais uma vez estava acreditando no amor, apostando seus sentimentos, mas se decepcionara tantas vezes que não tinha mais certeza de nada. Mesmo assim, esta era ainda a grande aposta da sua vida.”

“Se algum dia você já experimentou o amor, sabe quanto custa sofrer por ele.”

“Deus era o Deus dos valentes, porque valentes são aqueles que tomam decisões com medo. E, mesmo assim, agem. Agem porque também acreditam em milagres.”

Posso dizer que li este livro em grande parte pela curiosidade e também por gostar do autor. Não é uma narrativa que prende a atenção tanto quanto “O Alquimista”– um dos meus livros favoritos de todos os tempos – mas é uma boa leitura. Cheio de frases reflexivas, religiosidade, tradição e aspectos interessantes para quem se gosta de ficção, Brida acabou por me conquistar.

Se este é o seu primeiro livro de Paulo Coelho, indico que leia antes algum outro como “O Alquimista” que tem narrativa mais dinâmica e fará você compreender e apreciar mais a escrita do autor. Não indico para os leitores que curtem muita ação e tramas pesadas e sim para pessoas curiosas como eu e que gostam de um romance leve, ideal para uma tarde tranquila e despreocupada.

Você se surpreenderá pela religiosidade encontrada nos livros dele. Apesar de ser um livro sobre magia, uma cultura pagã, encontramos grande conexão entre ela e a crença em Deus. Além disso, tenho certeza que você precisará de marcadores para sempre voltar às suas frases preferidas do autor.

No mais, espero que tenham gostado da resenha e leiam o livro que é uma ótima indicação. Deixarei alguns dos meus quotes favoritos falarem por si. Leiam Brida e se apaixonem!!

IMG_20160324_123023197.jpg

“Não existe nada de completamente errado no mundo. Mesmo um relógio consegue estar certo duas vezes por dia.”

Muitas vezes, por causa de um gesto impensado meu com uma pessoa, terminei me afastando de outras que me eram queridas.”

“Mas o caminho da magia- como, em geral, é o caminho da vida- é e sempre será o caminho do mistério. Aprender uma coisa significa entrar em contato com um mundo do qual não se tem a menor ideia. É preciso ser humilde para aprender.”

“Julgar-se pior que os outros era um dos mais violentos atos de orgulho que ele conhecia – porque era usar a maneira mais destrutiva possível de ser diferente”


O Autor

download.jpgConsagrado no Brasil e no mundo, Paulo Coelho tem sua obra publicada em 168 países e traduzida para 78 idiomas. Entre os seus maiores sucessos estão O Alquimista, considerado o livro brasileiro mais vendido de todos os tempos, e O Diário De Um Mago. Nascido no rio de Janeiro, em 1947, trabalhou como diretor e autor de teatro, jornalista e compositor, antes de se dedicar a literatura. Suas parcerias musicais com o legendário Raul Seixas resultaram em clássicos  do rock brasileiro. Eleito para a Academia Brasileira de Letras em 2002, ocupa a cadeira 21. É casado desde 1979 com a artista plástica Christina Oiticica.


FICHA TÉCNICA

Título: Brida

Autor: Paulo Coelho

ISBN: 978-857542-935-8

Editora: Sextante

Ano: 1990

Número de páginas: 264

Área principal: Ficção

Classificação: 5 estrelas.jpg


Espero que tenham gostado,

Até mais beijos

 

 

29 comentários em “[Resenha] Brida, Paulo Coelho

  1. Eu li Brida quando tinha uns treze anos e tinha acabado de ler “Veronika decide morrer”, foi a época que estava louca por magia.Sua resenha me trouxe boas lembranças, quem sabe eu até leia Brida novamente.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Oi Jessica, tudo bem?
    Bom, eu nunca li nenhum livro desse autor mas sempre tive curiosidade. Sou apaixonada por leituras e romances leves. Sempre prometo ler obras dele e acabo adiando. Eu também acredito em magia! E sim, estou sendo sincera. Realmente existe. Fiquei mais interessada em ler Brida do que O Alquimista. Não sei porque, mas me chamou mais atenção esse livro. Quando ler te conto o que achei. Parabéns pela resenha e os quotes são todos LINDOS *-*
    Beijinhos da Fran :*
    insidethebookssite.wordpress.com

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi Silvana. O Paulo Coelho se declara Católico, não espírita. Entendo que o fato dele falar sobre o esotérico e o oculto gere esta confusão. Mas é importante lermos o que sentimos confortáveis para ler, principalmente se isto envolve crenças religiosas.

      Curtir

  3. FINALMENTE ALGUÉM QUE AME PAULO COELHO, quero te abraçar menina ❤ Eu tenho uma grande curiosidade em ler este livro, li apenas O Zahir e me apaixonei completamente por isso que gosto tanto do autor, sua resenha ficou incrível e achei tão criativas essas fotos.
    Beijão

    Curtido por 1 pessoa

  4. Não é muito o meu tipo de livro… Nunca li nada do Paulo Coelho, mas ouço falar muito bem das obras dele.
    Achei legal você trazer essa resenha pro blog, se houvesse um livro que despertasse meu interesse por magia e ocultismo, creio que seria esse.
    Tenho uma amiga que é Wicca, vou indicar pra ela.

    Ah, faz um post sobre seu curso na faculdade, achei super interessante.

    Beijos,
    http://www.sdesarah.com.br

    Curtido por 1 pessoa

    1. Oi sarah!! Indica sim! Tenho certeza que sua amiga vai se identificar pois a brida também é uma Wicca! Anotarei seu pedido sobre o meu curso na faculdade. Quero há algum tempo diversificar os posts aqui e acho que seria uma boa!
      Bjs

      Curtir

  5. Oii Jessica, tudo bem???
    Eu adoro o autor, mas infelizmente muita gente tem preconceito com o autor. Uma coisa que eu não entendo. Claro, gosto é gosto e cada um tem o seu, ainda bem. Mas as vezes as pessoas nem leram, nem sabem do que se trata e já ficam dizendo que odeiam 😦
    Eles é que perdem hahahhaha
    Esse eu ainda não li, mas tenho vontade. Na verdade, ainda quero fazer um maratonão do autor e ler vários que ainda não li 🙂
    beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oioi!
    Nunca li nada do Paulo Coelho e sinceramente nao sinto vontade, acho até errado falar que nao acho bom, afinal não conheço o trabalho dele para criticar.
    Brida eu ja vi mtas vezes em livrarias, mas so agora qu entendi o enredo e até que achei interessante.
    Uma pena que a narrativa nao tenha sido como O Alquimista, que tb nao conheço.
    Quem sabe um dia eu tento.
    Beijos.

    Livros e SushiFacebookInstagramTwitter

    Curtido por 1 pessoa

  7. Só escuto coisas boas do consagrado Paulo Coelho, eu cresci como meus tio e minha mãe comentando sobre ele, porém nunca li, meu tio sempre teve livros dele guardado eu nunca me interessei a ler. Até que li Adultério e não achei o autor tudo aquilo não, mas creio que é porque foi meu primeiro contato com ele, tenho vontade ainda? Sim, e sua resenha acabou me conquistando e espero que consiga ler mais livros do autor e Brida esta no meio deles 😀
    http://odiariodoleitor.blogspot.com.br/

    Curtir

  8. Oi! Nossa, que saudades que me deu! Brida foi o primeiro livro do Paulo Coelho que li, quando tava na 7a série, ainda descobrindo que curtia ler haha Achei o enredo super bom e lembro que não largava por nada! Li bastante coisa dele, mas agora faz um tempo que não leio nada. Acho os livros dele tão cheios de paz que o povo podia deixar o preconceito um pouco de lado.

    Beijos, Cass | http://www.livroseoutrascoisas.com.br

    Curtido por 1 pessoa

  9. Oie, tudo bem? Adorei sua resenha e apesar de muito convidativa não consigo me interessar pelas obras do Paulo, nenhuma parece se encaixar no meu estilo e, embora eu saiba que ás vezes é bom sair da zona de conforto, prefiro não arriscar ainda kkkk

    Curtido por 1 pessoa

  10. Acredita que nunca li nada do Pulo Coelho?
    Mas tenho vontade, e apesar da questão da religiosidade que é algo que não me agrada muito, eu leria o livro sim, para conhecer a escrita do autor.
    Bjs

    Curtir

  11. Já conheço a narrativa do Paulo Coelho com “O Alquimista” e foi uma obra que me conquistou por completo. Adorei sua resenha e não duvido que o livro seja realmente bom Mas o próximo do autor que lerei será “Veronika decide morrer”. Já conheço a história e o comprei recentemente dessa mesma coleção. 😉

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

