Resenhas

[Resenha] Jurassic Park, Michael Crichton

Olá queridos leitores,

Na resenha de hoje vamos entrar num universo incrível que é um sucesso desde a década de 90 e ganhou fama mundial pelos seus filmes dirigidos por Steven Spielberg. Estou falando do livro de Jurassic Park!

Tenho que confessar que vi os filmes do Jurassic Park em VHS umas mil vezes na minha infância. Meu irmão era fissurado por dinossauros e eu também não ficava para trás (risos). A experiência de ler este livro foi incrível e eu pude relembrar várias coisas boas que eu gostava do filme e também descobrir coisas novas que o livro nos traz.

Instasize_0214150100

Uma impressionante técnica de recuperação e clonagem de DNA de seres pré-históricos foi descoberta. Finalmente, uma das maiores fantasias da mente humana, algo que parecia impossível, tornou-se realidade. Agora, criaturas extintas há eras podem ser vistas de perto, para o fascínio e o encantamento do público. Até que algo sai do controle. Em Jurassic Park, escrito em 1990 por Michael Crichton, questões de bioética e a teoria do caos funcionam como pano de fundo para uma trama de aventura e luta pela sobrevivência. O livro inspirou o filme homônimo de 1993, dirigido por Steven Spielberg, uma das maiores bilheterias do cinema de todos os tempos. 

dinosaur.gif

Falando um pouco mais da história central, principalmente pra quem não viu os filmes, trata-se de um senhorzinho milionário chamado Sr. Hammond – que as vezes parece mais uma criança chata e sem limites – que resolve pegar sua fortuna e investir na criação de um zoológico da pré-história, o Jurassic Park (ou Parque dos Dinossauros, se preferir).

gif hammond.gif

Depois de comprar uma ilha inteira para o seu parque na Costa Rica, Hammond cria seus dinossauros utilizando engenharia genética avançada e resolve colocar sua “Obra” em teste. Então, ele convida para um passeio no parque um Paleontólogo, Alan Grant, sua assistente Ellie Sattler, um Matemático, Dr Ian Malcom, um advogado de uma empresa acionista do parque, Dr. Gennaro, e seus netos Alex e Tim Murphy. Além desses personagens de fundamental importância, ainda contamos com o médico geneticista criador dos dinossauros, Dr. Henry Wu, o guarda do parque, Robert Muldoon, e o programador Dennis Nedry.

Criar seres pré-históricos e mantê-los em “gaiolas”, sem conhecer bem seu comportamento, nível de inteligência, forma de comunidade, dentre outros aspectos biológicos, pode parecer algo pioneiro e que geraria muito dinheiro, tal como pensou o Dr. Hammond. O Grande problema é que ele não levou em conta diversos aspectos, e nisto a matemática entra com sua “Teoria do Caos”. Logo, o que era para ser um simples passeio-teste do parque se torna o maior pesadelo na vida de todos presentes na Ilha Nublar.

lex medo.gif
Gente… amo esta cena!! ❤

Durante a leitura de Jurassic Park você vai perceber que ele é mais do que um simples livro para entretenimento. Michael Crichton era médico formado em Harvard e sua paixão pela medicina, ciência e literatura se unem nesse incrível mundo do Parque dos Dinossauros. Nunca vi um livro que descrevesse uma morte com tantos “detalhes médicos” como eu vi neste livro. Sem contar com as outras inúmeras referências à Estatística, Matemática, Paleontologia, Biologia e Ciência da Computação. Simplesmente o cara era F*D@!!

“Nedry cambaleou, tateando a barriga às cegas, e sentiu uma massa mole, escorregadia, surpreendentemente quente, e com horror percebeu que segurava os próprios intestinos.”

Instasize_0214145644.jpg

Eu me senti realmente dentro desse mundo que ele criou! Pra quem não sabe, sou estudante de engenharia então, eu encontrei várias referências do que já aprendi na universidade dentro da trama, além de me sentir muito à vontade com a narrativa. Apesar de tudo isso, se você não tem nenhum conhecimento nessas áreas não precisa se preocupar. Você entenderá perfeitamente a história, pois a narrativa é bem fácil de acompanhar e tudo é sempre devidamente explicado. Esta é uma das características da escrita de Crichton: Colocar conhecimento e fatos científicos na narrativa sem que seja difícil e entediante.

Já vou adiantar que a leitura contém muito sangue, ação e aventura. Além de conhecimento, que nunca é demais. Outro aspecto importante de Jurassic Park são os questionamentos à respeito da ética na medicina e nas grandes empresas de bioengenharia. Até onde podemos ir com as técnicas de clonagem? É correto “brincar de Deus” e recriar seres extintos há bilhões de anos?

“A biotecnologia vai transformar cada aspecto da vida humana: nosso tratamento médico, nossa comida, nossa saúde, nosso entretenimento e nossos próprios corpos. Nada jamais voltará a ser o mesmo. Ela vai literalmente mudar a face do planeta”.

Espero que tenham gostado da resenha e que leiam o livro, pois VALE MUITO A PENA! Convido-os a assistir o filme também! Apesar das diferenças entre eles é um filme do Spielberg né?! Sinônimo de filme bom!. Mas isso é papo para outro dia.

Para finalizar, indico esse post super bacana, mas que contém muitos SPOILERS do livro: 10 Cenas de Jurassic Park que deveriam ter sido filmadas. (Fala de alguns acontecimentos marcantes no livro que não acontecem no filme).

FICHA TÉCNICA

Título: Jurassic Park

Autor: Michael Crichton

ISBN: 978-85-7657-215-2

Editora: Aleph

Ano: 1990,2015

Número de páginas: 522

Área principal: Ficção Científica

Nota:5 estrelas


Não se esqueça de seguir o Blog nas redes sociais! (links na barra lateral)

beijos

37 comentários em “[Resenha] Jurassic Park, Michael Crichton

  1. Jeeess! Você é sempre muito boa com as resenhas!
    Eu já tinha visto esse livro em algumas livrarias mas pensava que ele fosse aquelas coletâneas de curiosidades sobre os filmes! Nunca imaginei que fosse a história original que veio a ser inspiração pro filme.
    Agora já quero! ♥
    Parabéns pela resenha! muito bom!

    bjo 🙂

    Curtido por 1 pessoa

  2. Olá Jessica! Adorei a sua resenha, pois também assisti Jurassic Park incontáveis vezes em um VHS rsrs… Apesar de não ter lido ainda o livro, vontade não me falta, esse ano a Aleph pretende lançar a continuação, por isso acho que não posso mais perder tempo XD

    Curtido por 1 pessoa

  3. Um dos melhors livros que li e uma das melhores adaptações já feitas pela indústria do cinema! Jurassic Park, apesar de ser ficção científica, está tão bem embasada que você quase chega a acreditar que os cientistas já fizeram isso e nós, pobres mortais, é que não sabemos (mas eu, como cientista, sei que não chegamos a tanto.. ainda!)… Sua resenha ficou maravilhosa! É realmente uma leitura e tanto!
    bjs!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Que resenha maravilhosa! Fiquei louca para ler esse livro!
    Acredita que não lembro se já assisti esse filme?? :/ Provavelmente, não assisti; o que é uma total “pagação” de mico kkk. Quero assistir o filme primeiro 🙂 Tanto o mais antigo como o que saiu recentemente.
    Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

  5. Confesso não gostar muito dos filmes, mas se tem uma coisa que eu tô doido é pra ler esse livro, sei lá parece que quando leio uma resenha ou algo relacionado ao livro me da vontade de ler e eu mesmo imaginar como seria os fatos ao invés de uma adaptação.

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oie,

    Eu acho que já assisti ao filme muitas vezes, porém faz um bom tempo, eu recentemente assisti Jurassic World e que filme ❤ Estou louca para ler o livro, e que quote é aquele, fiquei meio que chocada de inicio, mas depois relaxei! E essa edição da Aleph ❤ é muito amor.

    Mayla

    Curtir

  7. Hey,
    Você conseguiu que eu ficasse realmente interessada por Jurassic Park. Sempre tive uma leve curiosidade, mas nada mais que isso. Entretanto, agora estou com vontade de ler o livro e assistir aos filmes. E acho que vou mesmo fazer isso. Parabéns pela resenha.
    Beijos,
    Dois Dedos de Prosa

    Curtir

  8. apesar de não pertencer à área referenciada no livro, morro de vontade de ler, pois sou apaixonada por dinos e revi inumeras vezes os filmes antigos… recentemente vi o novo file e foi bacana a experiência…

    essa quote dos intestinos me deixou ainda mais ansiosa pela leitura, faz isso comigo não, mulher *—*-
    querendo pra ontem essa obra!!!

    Curtido por 1 pessoa

  9. Calma, para tudo….Jurassic Park é um livro?! E todo esse tempo eu não sabia disso? Como assim?!
    Nossa quero esss livro para ontem!!! Onde encontro?! Onde??
    Eu assisti tbm em VHS várias vezes quando criança!
    Bj

    Curtido por 1 pessoa

  10. oi
    já assisti o filme mas ainda não li a obra…quero conhecer a obra para comparar com o filme para ver se mudou muito na adaptação… parece ser tao bom quanto o filme,espero ler esse ano 😉
    bjs

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

