Listas · Off Topic

Dicas para ler mais em 2016

Olá leitores! Como passaram o fim de ano?

O ano novo está aí, é hora de traçar metas e colocá-las em prática. Nada melhor do que adquirir o hábito da leitura, se você ainda não tem, e de ler cada vez mais, conhecer novos mundos, culturas, se emocionar, e viver todas as vantagens que a leitura proporciona.

No primeiro post de 2016 trago para vocês dicas de como ler mais e de como adquirir o hábito da leitura em 2016, para começar o ano de um jeito novo. Que tal dar uma olhada?

“Quem mal lê,

mal ouve,

mal fala,

mal vê.” – Monteiro Lobato


1- Descubra seu gosto literário

A primeira dica é a mais importante! Não adianta nada você ler um livro de suspense se você não gosta desse tipo de livro. Cuidado com as indicações dos amigos pois não é porque ele gostou do livro que você também vai gostar. Cada um tem seu estilo e gosto literário, por isto, conheça-se primeiro, saiba que gênero é o seu favorito e comece a ler livros dessa categoria. Depois de adquirido o hábito da leitura você poderá experimentar outros gêneros e adquirir novos gostos.

baef16d26f4b3c5ab1bf193515a8d0d6

2- Leve o livro para todo lugar

Esta é uma dica que sempre me ajudou muito! Vai viajar? Leve o livro! Vai enfrentar fila no banco? Leve o livro! Está esperando uma consulta médica? Leve o livro!

Além de te ajudar a relaxar e a passar o tempo nestes lugares tão estressantes, você terá cerca de 15 minutos até 1 hora de leitura enquanto espera ser atendido. Depois que eu comecei a carregar meu livro pra todo lugar, percebi que eu lia muito mais e, cá entre nós, é muito melhor e mais produtivo do que ficar jogando no celular ou mexendo nas redes sociais enquanto você espera.

instagram_01.jpg

3- Comece por leituras fáceis

Se você ainda não tem o hábito de leitura, comece por livros pequenos e fáceis. Provavelmente você vai se assustar com um livro de 500 páginas no início e vai achar que nunca vai conseguir terminá-lo, podendo até desanimar no meio do caminho. Por isto, comece por livros de até 200 páginas, onde a leitura é  mais rápida e dinâmica.

3fad377a9df5c50d324a19bd56ac7363

4- Emende as leituras

Acabou um livro hoje? Comece outro amanhã! Sempre tenha um livro reserva para quando você acabar de ler o outro. Assim você não perde tempo procurando outro livro e não desanima de ler habitualmente. Vale até ler uma duologia ou uma trilogia pra não ter o problema de escolher outro título após acabar a leitura.

0cc65c49a7b6163fe0d5bb42a48eba64.jpg

5- Pesquise sobre o livro antes de ler

Eu acho que é muito importante você ler a sinopse do livro antes e saber se é algo que te chamou a atenção do que ler apenas porque você já ouviu falar bem. Gosto não se discute né? Vale também ler resenhas (sem spoilers, de preferência) e saber o que o público acha do livro. Normalmente os blogueiros literários tem um senso crítico melhor porque leem mais do que a maioria das pessoas e porque leem livros de todos os gêneros. Só não se esqueça de ler mais de uma resenha sobre o livro pois, como eu disse antes, gosto não se discute!

6- Seja crítico

Esta dica é só pra dizer que você precisa ter um senso crítico em relação ao que lê. Já li Best-Sellers que não gostei!  Um livro que vende muito ou que está “na moda” nem sempre é sinônimo de livro bom. Sempre haverá pessoas que não gostaram e uma delas pode ser você.

157ce78affbcd657648ba09c8fcf14b8.jpg

7- Entre em um  grupo de leitura

Nas mídias sociais podemos encontrar vários grupos de leitura. No facebook faço parte de vários. Indico a vocês o Beco dos livros que é um dos meus favoritos e conta com mais de 88.000 membros.

Os grupos de leitura te ajudarão a conhecer livros novos e a discutir sobre alguma leitura. É muito chato ler um livro muito F*¨@ e não ter com quem conversar. Comece uma discussão nestes grupos e BOOM! Você terá uma chuva de comentários de pessoas que gostaram ou que odiaram pra conversar. Quem sabe você até faça alguns amigos!

8- Participe de projetos de leitura

Muitos blogs possuem projetos de leitura que envolvem outros Blogs e os leitores. O Objetivo é fazer com que você leia vários livros, de vários gêneros e discuta com seus amigos. Alguns são bem simples e outros já envolvem metas, pontuações e até prêmios para quem cumprir os desafios.  Você pode fazer o desafio proposto na foto abaixo, que é bem simples e te dá a liberdade de escolher os livros dentro dos requisitos. Outra opção que eu gosto, mas é muito extensa para um ano, é o desafio  Rory Gilmore da série Gilmore Girls. Já li muitos livros da lista da Rory, mas não estou nem perto da metade pois são 339 livros ao todo. (Não indico o desafio da Rory para iniciantes por ser muito extenso, mas vale conferir a lista pois alguns livros são ótimos!)

OBS: A lista da Rory está em inglês. Se você quiser ler ou saber qual é o livro em português é só digitar o nome em inglês no google que aparece o livro em português.

1451992_930829330287855_4547118402326280461_n.png

DICA EXTRA!

9- Siga blogs literários nas redes sociais

Essa dica é muito importante!! Antes de criar o blog, e até mesmo hoje em dia, eu visito vários blogs regularmente para saber o que as pessoas estão lendo, o que está em alta, ler as críticas e tudo mais. Isto te ajudará a escolher a próxima leitura e sempre te manterá informado sobre seus autores favoritos. Se você gostou destas dicas, comece seguindo o Relicário de Papel por e-mail (clique no botão na barra lateral direita), curta nossa página no facebook e siga no Instagram. Você ficará informado sobre diversos assuntos literários e isto te ajudará a não perder o foco, além de contar com diversos sorteios durante o ano.


E aí, gostaram das dicas? Desejo a vocês um ano repleto de leituras boas e de superação de metas. Nunca é tarde para se tornar um leitor!

“A leitura engrandece a alma!” – Voltaire

 

beijos

32 comentários em “Dicas para ler mais em 2016

  1. Oie,

    Ahhh como é bom ler, pena eu ter começado meio tarde com uns 13 anos hahahha. Bom se todos seguissem essas dicas teríamos uma sociedade diferente com mais pessoas que sabem pensar sobre o assunto e não sai falando de coisas que não sabem. Desafios são sempre bons, mas esse ano eu meio que estou por fora, quero me dedicar aos estudos.

    Beijinhos
    Mayla

    Curtido por 1 pessoa

  2. Ser critico é o melhor concelho e o que eu sempre levo comigo. Não se deixar levar pelos “fenômenos” Tem tantos livros bons que ninguém nem ao menos se importa. Achei teu blog por acaso, achei ele um amor (o banner é tão lindinho *-*) Abraços, Pâm

    Curtido por 1 pessoa

  3. Muito Obrigado Jéssica, gostei muito das suas dicas.
    Você acha que para quem não tem o hábito de ler, realizar a leitura de dois ou mais livros simultaneamente poderia atrapalhar?
    Obrigado

    Curtido por 1 pessoa

  4. Oi, Jéss! Tudo bom?
    Ai meu Deus, essa postagem está me ajudando bastante, sério, estava com metas para ler mais esse ano e aí leio sua postagem, e aliás, são dicas ótimas! <33 Só agora que estou acompanhando mais os blogs literários, ano passado praticamente nem assistia/ou lia muitos blogs e vlogs. ESTOU LEVANDO LIVROS PARA TODO O LUGAR AGORA HUAHSUAHUSHSUS. Ótima postagem, parabéns! ❤
    Carpe diem, http://www.entreutopias.com/

    Curtir

  5. Eu preciso muito seguir a dica 5. Sempre leio o livro sem pesquisar e quebro a cara…
    O resto a maioria eu já faço. Um dica boa é se desconectar da redes sociais durante a leitura… Eu por exemplo fico muito dispersa por causa do facebook.
    bjs, bjs

    Curtido por 1 pessoa

  6. Oi Xará, tudo bem? Eu amei suas dicas, elas são muito importantes.
    Eu sempre levo um livro pra onde vou, também gosto de pesquisar sobre o mesmo antes de ler (resenhas, avaliação no skoob). Esse ano estou participando de um projeto literário.

    Beijos
    Leitora Sempre

    Curtido por 1 pessoa

  7. Adorei as dicas, mas não consigo levar meu livro para todos os lugares, tenho horror á isso, e eu sempre leio mais de um ao mesmo tempo, funciona e sempre tento ler coisas fáceis, principalmente quando saio de uma leitura difícil.

    Abraços e até!

    lendoferozmente.blogspot.com.br

    Curtir

  8. Oi Jéssica!
    Adorei as dicas. Na minha experiência como leitora com certeza percebi que a dica mais valiosa é conhecer o livro antes de ler, pois isso nos poupa muita frustração, não é mesmo? Adorei a dica sobre o grupo de leitura. Adoro grupos assim para discutir leituras, e com certeza vou procurar alguns grupos depois da sua dica.
    Beijos
    Carol
    http://www.sobrevicioselivros.com

    Curtido por 1 pessoa

  9. Jessica, suas dicas são muito válidas, mas é importante lembrar que muitas delas têm exceções. Por exemplo, a que fala sobre descobrir o gênero literário favorito. Vamos combinar que quem só lê sempre as mesmas coisas acaba não crescendo, né? Hahaha

    Beijo grande!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

