Listas

Dia das Crianças: Dicas de Livros para Presentear seu Filho

Olá leitores!

Incentivar a leitura é muito importante! Nada melhor que o dia das crianças pra aproveitar essa oportunidade pra presentear os pequenos com um pouco de conhecimento, não é mesmo?

Como o dia das crianças está se aproximando e devido ao grande sucesso do post sobre os 20 Livros Infantis que Toda Criança Deveria Ler, feito aqui no blog em Abril, resolvi trazer uma espécie de Parte II desse post voltada pro dia das crianças. Então temos hoje 19 Livros para presentear no dia das crianças. Vamos conferir?

Eu sei que tem muita criança por aí que vai AMAR ganhar livros de presente (principalmente aquelas que estão sendo alfabetizadas agora), mas também sei que tem outras que vão entortar a cara e fazer pirraça! (risos) Meu conselho pra quem quer incentivar o hábito da leitura em crianças que não gostam de ler é dar algum outro presente junto com o livro. O importante é criar o gosto pela leitura!

Muitos livros que indicarei são livros que li na minha infância e outros são por indicação da minha mãe que é psicopedagoga. Não os dividi por faixa etária, portanto antes de comprar, certifique-se de que o livro atende a idade e a capacidade do seu filho de ler. Sem mais delongas, vamos às indicações?

  • aliceAlice No País das Maravilhas

Esse Clássico de Lewis Carroll não poderia faltar nessa seleção! Com mais de 150 anos e diversas versões e adaptações, tanto na literatura quanto nos cinemas, este livro é muito indicado, pois desperta a imaginação de uma forma muito profunda e pode ser lido por uma extensa faixa etária (de 9 a 16 anos). Muitos não sabem mas existem duas versões do autor: “Alice no País das Maravilhas” e “Alice no País do Espelho”, que são duas histórias parecidas, mas aventuras beem diferentes.

  • O Pequeno Príncipe

Como não amar este outro clássico não é mesmo? Um livro lindo e Cheio de lições de vida! Pode ser lido até mesmo por adultos e possui uma versão cinematográfica recente. Que tal ler o livro para o seu filho e depois ver o filme?(A partir de 5 anos)51834--o-pequeno-principe-tem-estreia-620x0-2

[ Confira o post sobre a edição de luxo que comprei do livro!] 

  • 365 histórias para dormir

Para quem está indeciso de qual livro dar para as crianças, que tal presentear com 365? (A partir de 3 anos)

  • Sitio do Picapau Amarelo (e outros livros de Monteiro Lobato)

São mais de 20 livros diferentes pra você escolher e se aventurar no sítio! (A partir de 5 anos)colecao-sitio-do-picapau-amarelo

  • irmaos grimmContos de Grimm

Seja por meio de livros ilustrados, desenhos animados ou até de antigos disquinhos coloridos, todo mundo conhece Branca de Neve, Bela Adormecida, Chapeuzinho Vermelho e A Gata Borralheira (hoje mais famosa como Cinderela), só para citar algumas das muitas histórias dos irmãos Grimm. Nem todos, no entanto, sabem da origem e do profundo significado cultural dessas narrativas populares. Talvez seja esse o maior mérito da rica edição de Contos dos irmãos Grimm, que traz 53 histórias acompanhadas de belas ilustrações. (De 6 anos a 13 anos)

  • O Peixe Pixote

Para o peixe pixote, nada é pior do que morar em um lago escuro. Mas ele mudará de opinião se abrir bem os olhos!

Este livro é especialmente dedicado a crianças em processo de alfabetização. Histórias divertidas, estruturadas com começo, meio e fim e divididas em três grupos, de acordo com os graus de dificuldade de leitura. (De 5 a 8 anos)

  • A Galinha Ruivagalinha ruiva

Ninguém quis ajudar, mas depois que a Galinha Ruiva tirou do forno aquele pão saboroso aí todo quis comê-lo! (A partir de 9 anos)

Até hoje me lembro da minha mãe imitando a galinha ruiva: Quem me ajuda, quem me ajuda a fazer esse pão? (e eu sempre ajudava). Muitas lembranças boas deste livro que marcou a minha infância!

  • O Reizinho Mandão

Você deixaria alguém te mandar calar a boca?
Este livro fala sobre um rei que é muito mandão e que acaba ficando muito só na vida. Ele explica que uma pessoa nunca deve ser mandona porque o prejuízo vem para ela, que fica sem amigo nenhum. (de 07 a 10 anos)

Este livro é muito bom para ensinar as crianças mal criadas e que gostam de mandar em casa!

  • O Menino Maluquinhomenino maluquinho

Quem nunca se divertiu com as aventuras do Menino Maluquinho? Na grande obra infantil de Ziraldo, verso e desenho contam a história de um menino traquinas que aprontava muita confusão. Alegria da casa, liderava a garotada, era sabido e um amigão. Fazia versinhos, canções, inventava brincadeiras. Tirava dez em todas as matérias, mas era zero em comportamento. Menino maluquinho, diziam. Mas na verdade ele era um menino feliz. (De 8 a 12 anos)

  • Azul e lindo planeta terra, nossa casa.planeta terra

Aliando uma linguagem acessível a imagens muito significativas, Ruth Rocha e Otávio Roth criaram um belíssimo livro, voltado para a importância de cuidarmos bem de nossa grande casa – o planeta Terra – única possibilidade de vida das atuais e das futuras gerações, que merecem encontrá-lo azul e lindo. O que devemos fazer para que a Terra não se transforme num ambiente hostil, com muitos desertos, águas envenenadas, florestas devastadas, onde seria impossível viver? (De 8 a 11 anos)

  • Princesa Adormecida

princesa adormeecidaEra uma vez uma princesa…Quer dizer, é assim que eu fiquei conhecida. Só que minha vida não é nada romântica como são os contos de fada. Muito pelo contrário. Reinos distantes? Linhagem real? Sequestro? Uma bruxa vingativa? Para mim isso tudo só existia nos livros. Meu cotidiano era normal. Até que de uma hora pra outra, tudo mudou.

Imagina acordar um dia e descobrir que o mundo que você achava que era real, nada mais é do que um sonho. E se todas as pessoas que você conheceu na vida simplesmente fossem uma invenção e, ao despertar, percebesse que não sabe onde mora, que nunca viu quem está do seu lado, e, especialmente, que não tem a menor ideia de onde foi parar o amor da sua vida. Se alguma vez passar por isso, saiba que você não é a única.
Eu não conheço a sua história, mas a minha é mais ou menos assim…(A partir de 9 anos)

  • Marcelo, Marmelo, Martelo

“Marcelo, Marmelo, Martelo e Outras Histórias”, conta a história de Marcelo, um menino muito curioso e esperto que procura entender o significados das coisas e por que elas são como são.

Este livro nos mostra a esperteza e vivacidade com que seus personagens resolvem seus impasses: Marcelo cria palavras novas, Terezinha e Gabriela descobrem a identidade na diferença e Carlos Alberto entende que não temos nada sem amigos. (de 08 a 11 anos)

  • Livros da Bruxa Onilda

Os livros desta coleção apresentam as aventuras e confusões de uma bruxa divertida e atrapalhada.É uma coleção muito extensa, com várias opções.  Eu gostava muito destas histórias na minha infância! (A partir de 6 anos)

  • Coleção dos Pingos

Quando eu era pequena adorava os Pingos! Por isso indico os livros!

Feitos com as cores do arco-íris, os Pingos são simpáticos e engraçados.

 Suas aventuras cultivam valores essenciais na vida das crianças, como amor, amizade e solidariedade. (De 6 a 7 anos)

  • Gibis da Turma da Mônica

Eu adoro a Turma da Mônica até hoje! É uma ótima forma de incentivar as crianças a ler. Com frases curtas e histórias muito divertidas a diversão é certa! Para os mais “crescidos” também existem os gibis da Turma da Mônica Jovem”.

download (1)download (2)

  • Diário de um Bananadiario de um banana

Nunca li esta coleção, mas sei que é um sucesso entre as crianças que vão entrar na pré- adolescência.

 Não é fácil ser criança. E ninguém sabe disso melhor do que Greg Heffley, que se vê mergulhado no ensino fundamental. Em busca de um pouco de popularidade (e também de um pouco de proteção), o garoto se envolve em uma série de situações que procura resolver de uma maneira muito particular. (A partir de 9 anos)

  • Coleção Fala Sério

Esta coleção é incrível pras meninas que estão entrando na pré-adolescência. Conta as aventuras de Malu, uma menina que sempre tem uma boa história para contar. Sorte das leitoras, que certamente vão se identificar com as muitas alegrias e furadas em que a Malu já se meteu e rir junto com ela. Eu A-MA-VA estes livros da Thalita Rebouças!fala sério

  • Extraordinário

Já fiz uma resenha deste livro aqui no Blog. Acredito que é um livro que TODO MUNDO deveria ler! Tanto crianças quanto adultos! [Confira a resenha] (A partir de 9 anos)

extraordinario

  • Fazendo meu Filme

Por último e não menos importante, essa coleção também é indicada para meninas um pouco maiores. “Fazendo Meu Filme”, que não por acaso, vendeu mais de 100 mil exemplares é um grande sucesso conta a história de uma garota tímida e sonhadora chamada Estefânia. Começamos a acompanhar a vida da “Fani” no ensino médio, quando ainda cheia de incertezas e vamos crescendo junto com a personagem.

fazendo meu filme


Bom gente, tenho mil outro livros pra indicar, pra vocês mas não posso extrapolar senão o post fica muito grande. Espero que vocês tenham gostado dessa seleção que fiz especialmente para o dia das crianças.

Se você já leu algum desses livros na sua infância deixe um comentário contando pra gente! Será um prazer responder!

E não se esqueçam de participar do sorteio que vai acontecer no dia 15/10 aqui no blog: “Um Corpo na Biblioteca”, de Agatha Christie. Vocês não podem deixar de participar! [Link para o sorteio]

Sem título


beijos

Anúncios

Um comentário em “Dia das Crianças: Dicas de Livros para Presentear seu Filho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s