Resenhas

Resenha: Clube da Luta

O que você imagina para o seu futuro? Quer ser rico? Ter uma carreira bem sucedida? Ser reconhecido pelo que faz? EU TAMBÉM! O grande problema é que todo mundo quer isso, mas poucos realmente chegarão Lá. Essa é a verdade que ninguém te conta!!

Estou aqui, quebrando a primeira e a segunda regra para fazer essa resenha pra vocês… Sei que é contra as regras, mas não resisti e vou compartilhar com vocês meus leitores queridos!!

A resenha de hoje é sobre um grande sucesso da década de 90, que até hoje faz muito sucesso. Sim! Estou falando do CLUBE DA LUTA!!

Clube-da-Luta-Sabonete-Texto-Vermelho

Em busca de algo além do que a vida cotidiana nos oferece, o clube da luta surge como uma válvula de escape para os homens (e quem sabe mulheres) que estão entediados com a vida regrada em sociedade.

“Naquela época a minha vida parecia completa demais, e talvez tenhamos que quebrar tudo para construir algo melhor em nós mesmos”.

O clube da luta não é simplesmente um lugar para descontar suas frustrações de forma agressiva, é uma espécie de comunidade onde se fazem amigos, loucuras e mais loucuras. O propósito disto? Fazer parte de algo, viver a vida enquanto pode e ser feliz acima de tudo!

Sinopse:

“Considerado um clássico desde a sua publicação em 1996, o Clube da luta é hoje reconhecido como um dos romances mais originais e provocativos de sua década. O humor negro de Chuck Palahniuk narra a história de um jovem funcionário que descobre que sua frustração e ira não podem ser acalmadas com o consumo desenfreado que a mídia oferece. Ele encontra alívio e redenção após horas de luta m pequenos clubes escondidos nos porões dos bares da cidade. O clube da luta é idealizado por Tyler Durden, que acredita ter encontrado uma maneira de viver fora dos limites da sociedade e de suas regras sem sentido.mas o que está por vir de sua mente pode piorar muito daqui pra frente.”

regras clubedaluta

Gente, nem sei o que falar desse livro! Simplesmente muito bom! Ele tem várias, váaaarias reflexões sobre a vida e a morte, tem romance, tem emoção, maluquice atrás de maluquice e ainda nos ensina a fazer sabão, tatuagem com ácido e explosivos caseiros. Juro!! (risos)

imageedit_1_7045246712

Chuck Palahniuk nos dá um “tapa de luva” com o Clube da luta, mostrando que todos nós somos condicionados a acreditar que um dia seremos importantes, famosos e ricos, mas que pra maioria das pessoas, isso nunca passará de apenas um sonho. Somos todos iguais, feitos da mesma matéria, mas ainda sim não somos NADA!!!

“Somos os filhos do meio da história, criados pela televisão para acreditar que algum dia seremos milionários, astros de filme ou da música, mas não seremos. E estamos entendendo isso agora.”

imageedit__8278034836

Motivos pelos quais você deve ler o livro? Tenho infinitos, mas vou citar alguns:

  • O livro foi traduzido para dezenas de línguas: Club de Combate, De Vetchclub, Borilacki klub, Klub golih pesti, kovos klubas…
  • Até hoje, editores de jornais e revistas ligam para o autor xingando-o pelo clube da luta ser apenas uma invenção.
  • Muitos acadêmicos já tiveram suas teses baseadas no Clube da Luta, dissecando-o, estudando-o, etc…
  • Hoje no mercado existe uma infinidade de produtos pirateados que tem como referencia o Clube da Luta.
  • O livro rendeu um filme muiiiito bom (ao contrário do que costumamos ver quando temos filmes baseados em livros)

Quer mais? Em breve farei um post exclusivamente sobre a fama do clube da luta,teorias conspiratórias, etc…

Para finalizar, devo admitir que vi o filme antes de ler o livro…(sorry!). Meu namorado sempre me falava que o filme era ótimo e que ele adorava (como todos os homens da terra adoram) e resolvi assistir um dia com ele. O problema é que já no começo eu não entendi naaada do filme, achei muito entediante e acabei dormindo o filme todo! Kkk (Thank god! Agora eu posso assistir com atenção e acho que vou amar!)Enfim, meu namorado acabou me contando a parte mais legal da história  =/ (acho que ele ficou muito bravo porque  dormi num dos filmes favoritos dele, hehehe).

O fato de já saber o que acontece, não diminuiu meu interesse pelo livro e até mesmo, contribuiu muito, pois eu o li com outro ponto de vista. Já sabendo o final da história consegui perceber cada detalhe que uma pessoa que não sabe a “verdade” não conseguiria. Eu vi o quanto o Chuck foi audacioso ao escrevê-lo! A “verdade” está literalmente debaixo dos nossos olhos, nos diálogos e reflexões do personagem. Chuck nos dá “dicas” o tempo todo e com certeza, se você nunca viu o filme ou não sabe do que se trata a história, você nunca perceberá tais fatos. Daí você vai querer ler outra vez!(gênio esse Palahniuk).

Voltando ao livro, em breve farei um post especial sobre o posfácio da obra, contando um pouco da repercussão do Clube da Luta até os dias de hoje e também com um pouco de teorias conspiratórias, que eu particularmente adoro!!

Espero que tenham gostado!

FICHA TÉCNICA

Título: Clube da Luta (Fight Club)

Autor: Chuck Palahniuk

ISBN-10: 8580444497

Editora: LeYa Brasil

Ano: 2012

Número de páginas: 272

Classificação: 5 estrelas

compramos-coisas

Ficou com vontade de ler o livro? Já viu o filme? Deixe nos comentários!

Até a próxima!

2 comentários em “Resenha: Clube da Luta

Deixe um comentário

