Listas

7 Lições de Vida do Livro “O Grande Gatsby”

Temos estreia nova no Blog!

Como prometido, uma das novidades que teremos por aqui, será a coluna de Listas (ainda não tem um nome).

Sempre teremos por aqui algumas listas de coisas legais sobre livros e pra começar, vamos refletir sobre 7 lições de vida do Livro “O Grande Gatsby”.

Minhas amigas mais íntimas sabem que pra mim esse é o melhor romance EVER! Não tenho nem o que falar desse livro que amo! Só elogios!

Em breve pretendo postar uma resenha do livro na nossa coleção de clássicos. Mas enquanto esse dia não chega, vamos começar refletindo sobre algumas mensagens que Fitzerald deixou nas entranhas de suas palavras.

Para fazer essa lista, me inspirei no Post  “13 Lições de vida do Filme O Grande Gatsby” do site administradores.com.br (CLIQUE AQUI E CONFIRA O ARTIGO). Minha perspectiva sobre a história é um pouco diferente da abordada por eles, já que focarei no livro. Vale a pena conferir a visão da autora do administradores para complementar esse post!

download3

  1. Veja sempre o melhor das pessoas, guarde seus julgamentos.

Sempre tento levar isso como um lema pessoal. Prefiro muitas vezes acreditar do que duvidar e já fui rotulada de “boba” e de “inocente” por causa disso. Mas o mais importante é que devemos sempre procurar ver o lado bom das pessoas e das coisas que elas fazem. Ninguém é inteiramente bom ou mau.

No Livro, Nick Carraway nos mostra esse aspecto em sua personalidade durante todo o desenrolar da trama. O grande problema é que por nunca julgar as atitudes das pessoas, se torna um personagem apático. Se ele tivesse tomado uma ou outra atitude em determinados momentos, ele poderia ter mudado a história. Portanto, cuidado para não ser uma pessoa sem “atitude”.

  1. Tenha uma visão grandiosa da sua própria vida

Sonhar um pouco não faz mal a ninguém não é mesmo? Mas com os pés no chão sempre! Gatsby era grandioso em tudo! Desde sua infância, ele sonhava com um futuro muito melhor para si, um futuro quase impossível para muitos. Mas com um pouco de sorte e muita persistência, ele se tornou uma pessoa invejável, que todos queriam conhecer melhor. Poderia ter mil mulheres aos seus pés! Mas ele só queria uma: Daisy.

O-Grande-Gatsby-26abr2013-09

  1. Entenda que amores podem ser ou não correspondidos

Esse é um ponto chave! Não se iluda com algo que nunca vai acontecer! Se não for correspondido ou se for correspondido pelo ”motivo errado” que não tem nada a ver com amor, caia fora! Não sirva de brinquedo para ninguém. Nunca!

images (8)

  1. Escolha bem suas amizades.

Conhecidos eu tenho muitos. Amigos são poucos!

Não acredite que enchendo sua casa de pessoas, dando festas memoráveis e conhecendo pessoas influentes, você terá amigos verdadeiros. Gatsby só teve dois amigos na vida: o Sr Dan Cody e Nick Carraway. Cuidado!! Os amigos verdadeiros estão presentes quando ninguém mais está.

  1. Deixe de depositar sua felicidade em pessoas ou coisas

Gatsby confiou sua felicidade em um futuro que ele imaginou com Daisy. Se não fosse com ela e se não fosse exatamente do jeito que imaginou, ele seria “infeliz para sempre”. É comum alguém ou algo ser a motivação para viver bem ou crescer na vida, porém essa inspiração não pode ser o chão do indivíduo. O mais importante é manter o foco na finalidade das suas conquistas e não nutrir pensamentos inconsistentes do tipo: “Preciso ser rico para ser amado”, “Preciso ser famoso para ter amigos”, “Só serei feliz se conseguir esquecer que perdi o amor da minha vida para outro”, etc. O seu desejo de ser bem sucedido, deve estar ligado diretamente ao propósito da sua vida, e ele precisa acontecer independente do anseio de mostrar isso a alguém.

Se você é do tipo que dá destaque extra comum às pessoas, como se elas pudessem ser responsáveis por sua felicidade, saiba que isso se chama transferência de encargos. A felicidade é sua, o que você fará para conquistá-la não compete a outrem, culpar ou responsabilizar alguém por isso é insensatez.

  1. Foque no presente, deseje o futuro, só não viva o passado.

Esse foi o Grande erro de Gatsby! Ele quis reconstruir a vida com sua amada simplesmente “deletando” os cinco anos em que estiveram separados. Nunca faça isso! As pessoas mudam, carregam bagagens de relacionamentos anteriores. Mesmo que seu relacionamento anterior tenha sido uma merda, você conseguirá se lembrar de pelo menos um momento bom que passou com aquela pessoa. É impossível fingir que aquilo não aconteceu, que não existiu. As pessoas mudam, o mundo muda!

Seja no âmbito pessoal ou profissional, essa regra é aplicável. Se algo deu errado em sua vida e não saiu como planejado, recomece! Não de onde parou há anos atrás, mas de onde você está agora.

  1. Seja vigilante consigo mesmo, Deus tudo vê.

O livro é cheio de metáforas. Fitzerald faz questão de nos deixar uma mensagem nos olhos azuis do doutor T.J. Eckleberg no outdoor no Vale das Cinzas, mostrando a semelhança com o fato de que Deus tudo vê. Esse outdoor está presente no momento chave desse livro. Deus estava vendo o que aconteceu! Da mesma forma que ele sabe tudo sobre você!

Pense, julgue seu comportamento antes de passar por cima de alguém ou de tirar vantagem de algo. Nós somos o reflexo de nossas atitudes. Não adianta também ir todos os dias à missa e rezar, se você espalha fofoca, não ajuda os necessitados e discrimina as pessoas.

download (1)


Então, é isso aí, espero que gostem!

e pra finalizar… uma frase que eu adoro do Nick e um link suuuper legal pra você conferir sobre “11 gifs e a teoria conspiratória que envolve O Grande Gatsby e o Titanic “

Até breve!

Beijoos

21011604_2013061017101439.jpg-r_640_600-b_1_D6D6D6-f_jpg-q_x-xxyxx

Anúncios

5 comentários em “7 Lições de Vida do Livro “O Grande Gatsby”

  1. aaii Jess! que post lindo! adorei tanto que fiquei com vontade de ler o livro!
    é incrível como podemos tirar boas e importantes lições de vida de dentro de um livro. Esse universo literário é realmente fantástico!

    Parabéns! seu blog está cada dia melhor!

    Bjos

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s