Resenhas

Resenha Garota Exemplar, Gillian Flynn

A resenha de hoje é sobre um livro que me deixou viciada!

“Garota Exemplar” da autora americana Gillian Flynn, é um daqueles livros com personagens bem construídos, com uma narrativa que prende o leitor logo de cara. A trama se passa no Missouri, que é a terra natal da autora e que também é palco para seu outro livro anteriormente escrito e só agora traduzido, “Objetos Cortantes”. Conta a história de uma mulher(não mais uma garota como o título sugere) chamada Amy Elliot. Filha única e mimada pelos pais, ela serviu de inspiração desde criança para uma série de livros escritos por seus pais, chamados “Amy Exemplar”. Sempre amada e idolatrada por todos à sua volta, na vida real e nos livros, Amy desaparece de repente deixando seu marido Nick nem um pouco desesperado, o que gera grande desconfiança da polícia local. Numa investigação cheia de mistérios, vamos aos poucos descobrindo segredos do casamento em crise de Nick e Amy que vai criando grandes reviravoltas na história e nos deixa confusos, divididos e curiosos para descobrir onde está Amy? Ela está morta?

O que posso dizer sobre a trama, sem dar spoilers é que Amy, de exemplar não tem nada! Ela é uma personagem muito complexa, muito bem construída e arquitetada em volta de seu ego inflado de garota maravilhosa. Nick, muitas vezes me pareceu um banana. Um cara que mais parece um zumbi que vive a sombra de sua esposa brilhante, comum demais para uma mulher espetacular. Acho que essa foi a intenção da autora, que apesar de fazer Nick parecer por vezes um fraco, soube dar um tom que nos faz gostar dele e ficar ao lado dele.

Outro ponto importante é esse: o livro é dividido entre capítulos narrados por Nick e outros por Amy, o que nos dá duas visões diferentes dos personagens e dos acontecimentos. O grande problema é que hora você ama um deles, outrora você o odeia e isso é muito para o meu coração frágil. Hahahaha

Fazendo uma pesquisa, vi que o nome do livro em inglês é “Gone Girl”(Garota desaparecida) o que não tem nada, NADA a ver com “Garota Exemplar” e os livros que os pais de Amy escreveram, chamam-se “Amazing Amy”(Amy espetacular) o que de novo, não tem absolutamente nada a ver com “Amy Exemplar”. Valeu editoras brasileiras por mais essa! Acho que não tenho nem o direito de reclamar disso já que em Portugal, o título do livro é “Em Parte Incerta”. WTF???

Enfim, felizmente isso não mudou o contexto da história e apesar dos pesares, podem ler sem medo porque o livro é ótimo e vale a pena! Quase me esqueci de contar a melhor parte: Esse livro já ganhou sua versão para o cinema que por sinal, foi aclamada pelos críticos e tem como atores principais Rosamund Pike(Amy Elliot) e o maravilhoso Ben Affleck (Nick Dunne).

Algumas pessoas dizem que sou facilmente impressionável, mas quanto a esse livro não tenho nada negativo a dizer. Simplesmente amei! Já havia um tempo em que não ficava acordada até altas horas para ler mais um capítulo, sem conseguir me desprender da história. Portanto, vou colocar esse livro na estante de favorito e é claro, ganha 5 estrelinhas!! Se ficaram curiosos e/ou gostaram do livro, deixe nos comentários o que acharam.

Beijos e até breve.

Anúncios

3 comentários em “Resenha Garota Exemplar, Gillian Flynn

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s